Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos reúnem-se em Fátima para Jornadas Pastorais e Assembleia Plenária

20 jun, 2022 - 12:00 • Olímpia Mairos

Além da reflexão sobre a sinodalidade, destaca-se a aprovação do documento "Ministérios laicais para uma Igreja ministerial" e o rito da instituição de catequistas.

A+ / A-

“Sinodalidade nas Igrejas locais e na missão da Conferência Episcopal” é o mote para as Jornadas Pastorais do Episcopado português que decorrem em Fátima esta segunda e terça-feira. Além dos bispos, participam na iniciativa dois representantes de cada diocese, bem como diretores dos vários Serviços da CEP.

Segundo uma nota divulgada pelo Secretariado-Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o programa das jornadas contempla duas reflexões, seguidas de debate, sobre “Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal” e “Sinodalidade: resistências e oportunidades”, após o que terá lugar a apresentação, em dois painéis, das sínteses diocesanas da caminhada sinodal de algumas dioceses.

A terminar e após reflexões em grupos, os participantes farão propostas concretas de sinodalidade quer para as Igrejas locais, quer para a Conferência Episcopal.

Na quarta-feira, de manhã, terá lugar uma Assembleia Plenária extraordinária em que os bispos portugueses vão aprovar o documento ‘Ministérios laicais para uma Igreja ministerial’ e o rito da instituição de Catequistas.

De acordo com o programa divulgado, a assembleia dos bispos abordará ainda o processo sinodal e o processo de estudo sobre abusos sexuais na Igreja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+