Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Idosos de Leiria conhecem Papa. ​"A coisa mais maravilhosa que lhes aconteceu"

15 jun, 2022 - 12:16 • Filipa Ribeiro

Um grupo de idosos do Centro Social de Pousos, em Leiria, foi recebido esta quarta-feira pelo Papa. Os 12 idosos foram surpreendidos ao serem abençoados individualmente por Francisco, que lhes ofereceu um terço.

A+ / A-
Papa saúda idosos de lar de Leiria
Papa saúda idosos de lar de Leiria

Um grupo de 12 idosos do Centro Social de Pousos de Leiria participou, esta quarta-feira, na audiência do Papa Francisco, em Roma.

A viagem aconteceu depois de a instituição ter recebido um convite do Papa Francisco, que leu uma carta enviada por estes idosos já no início do ano.

O grupo esteve muito próximo de Francisco e foi surpreendido quando o Papa quis estar individualmente com cada um dos 12 idosos portugueses.

“Não imaginávamos que isto pudesse acontecer, a expectativa não estava tão alta”, diz à Renascença Alexandra Neves, uma das coordenadoras do grupo.

Durante o tempo em que privaram com o Papa Francisco os idosos ofereceram garrafas com o vinho produzido no centro social, um terço trabalhado por uma das idosas e um quadro com a imagem da Nossa Senhora de Fátima. Em troca, o Papa falou com cada um individualmente, abençoando-os e oferecendo ainda um terço.

Alexandra Neves fala de um momento inesquecível para o grupo. “Foi a coisa mais maravilhosa que lhes aconteceu, diziam que se morressem agora morriam felizes”, conta a coordenadora.

Os idosos ficaram visivelmente felizes e emocionados dando vários abraços de grupo, relata.

Também a catequese do encontro foi centrada na urgência de dar atenção e cuidados aos mais velhos. Alexandra Neves considera que o texto foi escrito a pensar neste centro social que, de acordo com a coordenadora, foi referenciado várias vezes durante a cerimónia.

Um dia inesquecível para os 12 idosos e para os 13 cuidadores de Leiria que vão continuar por Roma, regressando a casa esta quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+