Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Idosos de lar de Leiria encontram-se com o Papa

13 jun, 2022 - 21:11 • Teresa Paula Costa

Doze idosos da residência sénior do Centro Paroquial dos Pousos foram convidados para audiência com o Papa Francisco a realizar nesta quarta-feira.

A+ / A-

É já nesta quarta-feira que 12 idosos da Residência Sénior do Centro Paroquial dos Pousos, Leiria, são recebidos em audiência pelo Papa Francisco.

O convite do Vaticano surgiu na sequência de uma carta que um grupo mais alargado de idosos da instituição lhe tinha enviado em janeiro. Nessa carta, os séniores “faziam-se de convidados” para um encontro “em que houvesse chá ou vinho”, explicou a diretora técnica da Residência.

Para que tudo decorra bem, revelou Catarina Rodrigues, vão 13 cuidadores, entre funcionários e voluntários: “Cada cuidador vai dormir com o seu utente e ajudá-lo em tudo o que é a sua rotina diária, desde a higiene, alimentação, medicação, o vestir, o despir”, já que “alguns deles precisam de ajuda para todas essas atividades e nós vamos estar lá para os apoiar nisso”, afirmou em entrevista à Renascença.

Do ponto de vista médico, a principal preocupação é o calor, revela a enfermeira que os acompanha. Fátima Silva explicou que, dadas as temperaturas altas que se vão fazer sentir na altura “a desidratação é uma questão que nos idosos pode acontecer”, por isso “vão levar uma garrafinha de água, personalizada, chapéus e mochilas com tudo o que é necessário para usufruírem ao máximo desta jornada”.

Quanto ao resto, “não há qualquer limitação relativamente à alimentação”, pois “não há nenhum utente com patologia diabética”, portanto, “vão fazer a medicação normal”. Já quanto às emoções do encontro “é deixá-las fluir”. “Se houver alguma coisa, levamos um ‘sos’ para controlar as emoções”, disse com um sorriso nos lábios.

Entrevistados pela Renascença, os idosos envolvidos mostraram-se surpreendidos com o convite e muito satisfeitos.

Manuel Feijoeiro reconheceu que “nunca pensámos em ter este convite de ir a Roma ver o Papa”. A Francisco, tenciona pedir pelos filhos, pelos netos e bisnetos, pela saúde de todos e pela paz.

Já Mariana Stoca não se cansa de enumerar as virtudes de Francisco. Ainda retem na memória as imagens que viu de Francisco em Fátima. “Chegou-se à frente do altar, à frente de Nossa Senhora”, recorda com emoção. “Fiquei maravilhada, nunca esquecerei esse dia, e estou muito feliz e muito contente por ir visitá-lo”, declarou à Renascença.

Na bagagem, o grupo leva também algumas surpresas para oferecer ao Santo Padre, além de algumas garrafas de vinho. Um miminho em jeito de agradecimento que esperam que Francisco aceite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+