Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque a igreja na Nigéria causou 40 mortos

09 jun, 2022 - 11:30 • Lusa

No domingo passado, homens armados não identificados, disfarçados de membros da congregação, dispararam tiros e usaram explosivos no ataque à igreja. Segundo os média locais, grande parte das vítimas eram crianças e mulheres.

A+ / A-

A Nigéria voltou a corrigir o número de vítimas mortais do ataque de domingo passado contra uma igreja católica em Ondo, sudoeste, de 22 para 40, segundo o governador do estado, Oluwarotimi Akeredolu, em declarações aos média locais.

Após o ataque, ocorrido contra a igreja católica de São Francisco, na cidade de Owo, as autoridades divulgaram diferentes números de vítimas, mas o governador admitiu na quarta-feira ter havido erros na contagem.

"A equipe médica, chefiada pelo comissário de saúde, enviou-nos os números, e eles são um pouco diferentes. O que divulguei durante o meu discurso ao Estado [na terça-feira] estava errado e devemos aceitá-lo", admitiu Akeredolu na quarta-feira, após reunião com bispos para analisar o ataque.

"O número que tenho agora mostra que havia 127 pessoas envolvidas e o número de mortos agora é de 40. Internados para tratamento temos 61. Vinte e seis receberam alta. Esses são os números que temos agora. O Governo não esconde nada ", frisou o governador, citado pelos média locais.

A Agência Nacional de Gestão de Emergências (ANME) da Nigéria confirmou nesta terça-feira à agência de notícias espanhola Efe que houve 22 mortos, número que o Presidente usou no seu discurso naquele dia.

Este representava uma descida significativa face ao número de mortos divulgado na segunda-feira pelo Conselho Leigo Católico da Nigéria, que indicou "mais de cinquenta" vítimas mortais no ataque.

No domingo passado, homens armados não identificados, disfarçados de membros da congregação, dispararam tiros e usaram explosivos no ataque à igreja, segundo a polícia.

"Os homens armados, com base em investigações preliminares, invadiram a igreja com armas e materiais suspeitos de serem explosivos", referiu Olumuyiwa Adejobi, porta-voz da polícia, em comunicado.

"Os investigadores, que fizeram parte dos socorristas no local, recuperaram cartuchos de munição AK-47 (rifle) e os dispositivos de artilharia explosiva - explosivos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (EOD-CBRNE) confirmaram o uso de explosivos", acrescentou Adejobi.

Segundo os média locais, grande parte das vítimas eram crianças e mulheres.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, e o governador de Ondo condenaram de imediato o massacre.

O Papa Francisco lamentou o ataque na segunda-feira e rezou pela "conversão daqueles que estão cegos pelo ódio e pela violência", conforme anunciado pelo Vaticano.

Este ataque ocorreu após um outro que causou a morte de pelo menos 31 pessoas, em 28 de maio, num evento organizado pela igreja na cidade de Port Harcourt, no sul da Nigéria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+