Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

COMECE questiona interferência "intolerável" do Parlamento Europeu em debate sobre o aborto nos EUA

08 jun, 2022 - 13:22

Episcopados católicos da União Europeia falam em atitude que "desacredita" a instituição.

A+ / A-

A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) criticou esta quarta-feira o que considerou como interferência “intolerável” do Parlamento Europeu no debate sobre o aborto que decorre nos EUA.

“Vemos com surpresa que o Parlamento Europeu vai discutir o impacto de um alegado projeto de parecer do Supremo Tribunal dos EUA sobre o aborto. Esta é uma interferência inaceitável em decisões democráticas jurisdicionais num Estado soberano, um país que não é, também, um Estado-Membro da União Europeia”, destaca o padre Manuel Barrios Prieto, secretário-geral da COMECE.

Em comunicado divulgado online, o responsável sustenta que a adoção da resolução sobre “Ameaças globais ao direito ao aborto”, em referência ao Supremo Tribunal norte-americano “apenas desacreditaria” o Parlamento Europeu.

A COMECE realça que, do ponto de vista legal, “não há um direito ao aborto reconhecido na Lei europeia ou internacional”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+