Tempo
|
A+ / A-

Marcelo recorda o cónego João Seabra como “um homem da fé e da razão”

04 jun, 2022 - 01:01 • Lusa

João Seabra morreu esta sexta-feira aos 72 anos.

A+ / A-

O Presidente da República lembrou o “amigo” João Seabra como um “homem da fé e da razão”, considerando que “poucas figuras da Igreja portuguesa das últimas décadas tão carismáticas, enérgicas e interventivas” como o antigo capelão da Universidade Católica.

“Homem da fé e da razão, da ação e do pensamento, mostrou-se sempre incansável na defesa não apenas das suas convicções, mas da verdade cristã que professava, apostado na formação dos jovens, defensor da necessidade de dar testemunho e de não temer ir contra a corrente”, lê-se na mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa publicada no ‘site’ da Presidência.

“Dele se disse que foi o melhor bispo que nunca tivemos”, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu-o como “aluno brilhante de Direito, na Universidade de Lisboa, doutorado em Direito Canónico, em Roma, foi capelão da Universidade Católica, pároco de Santos-o-Velho e de Nossa Senhora da Encarnação, cónego da Sé Patriarcal, e esteve ligado à fundação do Colégio de São Tomás e ao Movimento Comunhão e Libertação”.

“Foi também um sacerdote, colega e grande amigo com quem muito convivi, desde os 12 anos, que estimei, em especial nos anos turbulentos da mudança de regime, e cujo percurso e personalidade marcantes nunca deixei de acompanhar”, salientou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+