Tempo
|
A+ / A-

1927-2022

Morreu o Cardeal Sodano, que revelou ao mundo a terceira parte do segredo de Fátima

28 mai, 2022 - 01:14 • Redação

Visitou o Santuário de Fátima por diversas vezes. Morreu na sexta-feira à noite, em Roma, aos 94 anos, vítima de Covid-19.

A+ / A-

Morreu o cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado emérito do Vaticano e decano emérito do Colégio dos Cardeais. Foi o antigo Secretário de Estado do Vaticano revelou ao mundo a terceira parte do segredo de Fátima.

De acordo com a agência de notícias italiana ANSA, morreu em Roma aos 94 anos, vítima de complicações provocadas pela Covid-19. Nos últimos dias, a condição de saúde do cardeal agravou-se, fruto da infeção pelo novo coronavírus, associada a várias outras doenças de que sofria.

Angelo Sodano foi secretário de Estado dos Papas João Paulo II, que o nomeou em 1991, e de Bento XVI que, em setembro de 2006, aceitou a sua renúncia.

A 13 de Maio do ano 2000, Sodano - a pedido de João Paulo II - revelou ao mundo a terceira parte do Segredo de Fátima.

Recorde a entrevista concedida à vaticanista da Renascença, Aura Miguel, em 2017, por ocasião dos 100 anos das aparições de Fátima.

Para a história, fica a sua mediação em múltiplos conflitos armados, tendo sido, igualmente, núncio apostólico em vários países como, por exemplo, o Chile, sob a ditadura de Augusto Pinochet (1977).

Depois do Chile, Sodano regressou a Roma com cargos na Secretaria de Estado, tendo acompanhado João Paulo II em 54 viagens apostólicas.

Permaneceu no cargo até um ano depois da eleição de Bento XVI.

Angelo Sodano nasceu a 23 de novembro de 1927, no norte de Itália e foi ordenado sacerdote em 1950.

Era doutorado em Teologia e Direito Canónico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+