Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Corpo Nacional de Escutas comemora 99 anos com arruada em Lisboa

27 mai, 2022 - 16:43 • Ana Lisboa

O dia de aniversário é esta sexta-feira, mas as celebrações estão marcadas para sábado, em Lisboa.

A+ / A-

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) está de parabéns, porque comemora 99 anos de existência.

Foi em Braga, a 27 de maio de 1923, que “através do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e o Dr. Avelino Gonçalves nasceu o Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, recordam nas redes sociais.

Após a "aprovação dos estatutos e confirmados meses mais tarde pelo Ministério do Interior e Direção Geral de Segurança, rapidamente este movimento foi alargado a todo o território nacional".

Posteriormente, foram "criadas e aprovadas as juntas regionais, prova de que o escutismo católico estava cada vez mais presente no país. Seguiu-se em 1926 o 1.º Acampamento Nacional, em Aljubarrota, que juntou mais de 10.000 pessoas".

Estavam assim "criados os alicerces para que o CNE fosse no futuro a maior associação juvenil do país".

As comemorações desta data realizam-se amanhã, sábado, dia 28 de maio, às 10h00, em Lisboa, na Praça D. Luís I, junto ao Cais do Sodré.

Em comunicado, o Corpo Nacional de Escutas informa que a celebração dos 99 anos vai ser marcada "com o lançamento das comemorações do Centenário" do CNE, que se assinala em 2023.

E ainda com "a apresentação do 24.º Acampamento Nacional que irá decorrer em agosto, em Idanha-a-Nova".

A ocasião será aproveitada para fazer "uma representação histórica dos momentos mais marcantes da história do CNE", sublinha a nota.

De seguida, todos os escuteiros vão participar "numa arruada que terá início nos jardins da Praça D. Luís I com destino ao Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, onde será inaugurada a Exposição do Centenário".

Durante este dia de sábado estão previstas inúmeras atividades, onde os escuteiros terão a oportunidade de participar em vários jogos pela cidade de Lisboa.

Ao final da tarde, pelas 17h30, na Igreja de São Paulo, em Lisboa, celebra-se uma missa de ação de graças pela fundação do Corpo Nacional de Escutas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+