Tempo
|
A+ / A-

​“Primeiros socorros espirituais”. Nova “app” ajuda militares a rezar

20 mai, 2022 - 16:38 • Ângela Roque

Representante português no Apostolado Militar Internacional fala à Renascença da nova aplicação pensada para assegurar “primeiros socorros espirituais” e esclarecer dúvidas de fé. Fernando Monteiro acredita que ajudará a “iluminar as trevas” no atual tempo de guerra.

A+ / A-

A nova aplicação Catholic Military Connect foi criada pelo Apostolado Militar Internacional (AMI) para ser uma ajuda concreta a quem serve nas forças armadas, esteja ou não em cenários de guerra.

“Penso que esta aplicação tem muito interesse para todos os que tiverem curiosidade em conhecer melhor o Evangelho, em saber como se deve posicionar um militar católico. Porque tem resposta para tudo: explica passagens da Bíblia, os Sacramentos, a vida dos Santos. E ajuda-nos a responder a muitas perguntas diante do sofrimento e da morte”, diz à Renascença o padre Fernando Monteiro.

O capelão militar, e atual representante de Portugal no AMI, reconhece a oportunidade desta aplicação surgir quando a Europa é de novo palco de um conflito armado, que faz aumentar as interrogações.

“Quem se depara com cenários de guerra fica sempre com muitas dúvidas, mas nem é preciso estar em guerra, basta ir em missão para um país pobre, de terceiro mundo. Haver mais esta possibilidade de ajuda é necessário e muito útil para os militares católicos, ou que tenham interesse em ser iluminados por uma outra luz que não as trevas da guerra.”

E à pergunta - habitual por estes dias - “onde está Deus no meio da guerra?”, o padre Fernando Monteiro lembra que “está naqueles que ajudam, nas dádivas que são oferecidas, naqueles que estão lá a auxiliar os doentes e todos os que precisam de ajuda e caridade”. E sublinha: “Deus está também no nosso coração, na luz que ilumina a nossa vida. Para isso, é necessário conhecermos as verdades da nossa fé, e nesta aplicação estão orações e respostas que ajudam a ver que Deus não está no sofrimento, mas na mão que ajuda aquele que sofre”.

A aplicação Catholic Military Connect foi apresentada durante a Peregrinação Militar Internacional a Lourdes, em França, que na última semana reuniu mais de oito mil militares de vários países no santuário mariano.

Na mensagem vídeo que enviou aos peregrinos, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, afirmou que o papel dos militares “na promoção da causa da paz, da liberdade e do bem comum tornou-se ainda mais evidente nas últimas semanas”, através da ajuda humanitária que muitos têm prestado aos deslocados de guerra-

O cardeal deixou o convite a que todos possam usar a nova aplicação, confiando que será “de grande ajuda, em particular para os jovens, homens e mulheres, que neste importante setor procuram crescer na amizade pessoal com Jesus Cristo e na compreensão da beleza e riqueza da nossa fé católica”.

A nova “app” é uma iniciativa do Apostolado Militar Internacional em parceria com o projeto Twitando com Deus e com a Rede Mundial de Oração do Papa, e já pode ser descarregada gratuitamente nas lojas Google Play e App Store, para smartphones e tablets.

Está disponível em oito línguas - português, inglês, italiano, francês, espanhol, croata, alemão e holandês. Num gesto de solidariedade para com a delegação da Ucrânia, que esteve na peregrinação, irá ser também disponibilizada em ucraniano.

O Apostolado Militar Internacional é uma Associação de fiéis, reconhecida pela Santa Sé. Foi criada em 1965 por militares católicos, e Portugal é um dos membros fundadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+