Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Charles de Foucauld: um irmão universal”, diz o Papa

18 mai, 2022 - 11:40 • Aura Miguel

O missionário eremita francês, canonizado no passado domingo, é uma referência para Francisco.

A+ / A-

“Quero agradecer a São Carlos de Foucauld porque a sua espiritualidade me fez muito bem quando estudava teologia”. A revelação foi feita, durante a manhã, pelo Papa numa audiência à Associação Família espiritual Charles de Foucauld.

O missionário eremita francês, canonizado no passado domingo, é uma referência para Francisco porque o “ajudou muito a superar as crises e a encontrar um caminho de vida cristã mais simples e próxima do Senhor”, afirmou.

“O novo Santo trouxe à luz a essencialidade e a universalidade da fé, vivendo como um irmão para todos, a começar pelos pequenos. O seu objetivo não era converter outros, mas viver o amor gratuito de Deus, vivendo o apostolado da bondade”.

E para reforçar a atualidade deste santo que viveu e morreu no deserto da Argélia, Francisco citou uma passagem de uma carta do próprio Charles de Foucauld: “Quero habituar todos os habitantes cristãos, muçulmanos, judeus e idolatras a considerarem-me como seu irmão, um irmão universal (Carta a Maria de Bondy, 7.01.1902). E, para o fazer, abriu as portas da sua casa, para que fosse um porto para todos”.

O Papa fez votos para que os seguidores do Irmão Charles, “continuem a imaginar Jesus presente, a caminhar no meio povo, a levar por diante e pacientemente um trabalho árduo, a viver no quotidiano de uma família e de uma cidade", imitando-o “no caminho da pequenez, da humildade e da partilha com os pobres".

Foucauld foi declarado venerável em 2001 pelo então Papa João Paulo II e proclamado beato em 2005 pelo Papa Bento XVI. O milagre que teve a sua intercessão aconteceu em 30 de novembro de 2016, precisamente na véspera do centenário da sua morte.

O agora santo, foi um sacerdote francês assassinado na Argélia, aos 58 anos, por um grupo de rebeldes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+