Tempo
|
A+ / A-

Comissão Justiça e Paz apela a “efetiva coordenação” no acolhimento de refugiados

17 mai, 2022 - 14:48 • Ângela Roque

Organismo católico elogia forma como Portugal tem recebido quem foge da guerra na Ucrânia, mas lamenta a diferença de tratamento em relação a outros refugiados, devido a “preconceitos”, e diz que “afluxo de migrantes” é “oportunidade” para o país se reinventar.

A+ / A-

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) congratula-se com a forma como estão a ser recebidos em Portugal milhares de cidadãos ucranianos, que fogem dos “horrores da guerra” e chegam em situação de vulnerabilidade. “Nestes tempos de sombras temos sido surpreendidos pelo movimento de acolhimento das nossas irmãs e dos nossos irmãos ucranianos, que contagiou uma boa parte das instituições portuguesas”, começa por sublinhar o comunicado enviado à Renascença.

No texto, a CNJP destaca a “notável generosidade” com que muitas famílias têm cedido alojamento, partilhando muitas vezes “a sua própria habitação”, mas também alerta para os “sérios desafios” que o processo implica, e que exigem, desde logo, uma “mais efetiva coordenação” entre as várias entidades envolvidas, garantindo transparência e rigor.

“A pessoa humana tem que ser colocada no centro da atuação dos agentes sociais, económicos, políticos e culturais”, defende o organismo católico, lembrando que este será um processo longo. “Importa manter aceso, no decurso dos próximos meses, o entusiasmo com que nos dispusemos a receber milhares de migrantes”, cuja chegada pode ser uma “oportunidade” para Portugal se reinventar “como país e sociedade, lançando as bases de uma política humanista, alicerçada no diálogo e na cooperação institucional, e na promoção de sólidas parcerias entre o setor público e privado”.

A CNJP lamenta, no entanto, que não se esteja a agir da mesma forma com todos os que chegam. “O tratamento dispensado aos ucranianos coloca-os numa posição de privilégio, comparativamente com os demais refugiados e migrantes, antecipando-se o surgimento de tensões entre migrantes de diversa proveniência e o agravar do descontentamento dos deslocados que enfrentaram dificuldades no processo de acolhimento”, refere o comunicado, defendendo que se aperfeiçoem “as políticas e os procedimentos de integração dos migrantes”.

Numa clara referência à polémica que envolveu o acolhimento na autarquia de Setúbal, a Comissão Nacional Justiça e Paz sublinha que “deve haver a garantia de que dados sensíveis fornecidos pelos migrantes ucranianos sejam usados sempre de acordo com o superior interesse dos refugiados e das suas famílias”. E acrescenta: "Todos os que acolhem os refugiados devem fazê-lo com a sensibilidade e a formação necessárias, respeitando a dignidade da pessoa humana”.

A Comissão lembra, ainda, que “não há acolhimento sem escuta” e que é preciso dar atenção aos “traumas”, o que “pressupõe, desde logo, uma mente despida do preconceito”, em que “os verbos ouvir, refletir, discernir, compreender ganham particular expressão neste processo”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+