Tempo
|
A+ / A-

​Na política é preciso mudar o olhar sobre o outro e acolhê-lo, diz o Papa

16 mai, 2022 - 14:07 • Aura Miguel

Francisco falava num encontro com membros da fraternidade “Chemin Neuf” empenhada na construção do bem comum e presente em bairros pobres, sobretudo na zona periférica de Paris,

A+ / A-

“Somos chamados a viver o encontro político como um encontro fraterno, especialmente com aqueles que estão menos de acordo connosco”, disse esta segunda-feira o Papa.

Francisco falava num encontro com membros da fraternidade “Chemin Neuf” empenhada na construção do bem comum e presente em bairros pobres, sobretudo na zona periférica de Paris,

O Santo Padre convidou ao diálogo com cada um, encarando-o “como um verdadeiro irmão, um filho amado de Deus” o que, por vezes, implica "uma mudança de olhar sobre o outro" e "um acolhimento incondicional e respeito à sua pessoa, sobretudo, para com os que não concordam connosco.”

Francisco insiste no ponto de partida: “se essa mudança de coração não ocorrer, a política corre o risco de se transformar em um confronto muitas vezes violento para fazer triunfar as próprias ideias, em busca de interesses particulares e não do bem comum. Não se pode fazer política com a ideologia”.

E acrescentou: “Como cristãos, entendemos que a política, assim como através dos encontros, se faz com uma reflexão comum, em busca desse bem geral, e não simplesmente com o confronto de interesses conflitantes e muitas vezes opostos”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+