Tempo
|
A+ / A-

Lituânia

X Encontro Mundial das Famílias marca reunião de conferências episcopais

11 mai, 2022 - 16:32 • Redação

Está a decorrer em Vilnius a reunião dos bispos, assistentes e diretores nacionais para a Família e a Vida das Conferências Episcopais da Europa. Estão previstas conferências, debates e grupos de reflexão, entre outras iniciativas.

A+ / A-

“Igreja na Europa: uma família de famílias em movimento” é o mote do encontro que decorre na capital da Lituânia sob a égide do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e que reúne bispos, assistentes e diretores nacionais para a Família e a Vida das Conferências Episcopais da Europa.

O evento - que começou no dia 10 e decorre até dia 12, quinta-feira - serve de preparação para o X Encontro Mundial das Famílias, que se vai realizar entre 22 e 26 de junho de 2022.

Durante o evento, que começou no dia 10 e decorre até dia 12, quinta-feira, estão agendadas conferências, debates e trabalhos por grupos linguísticos sobre temas de reflexão, como sejam a preparação – remota e próxima – para o matrimónio, a formação dos agentes pastorais, as relações familiares como exemplo do vínculo estável e definitivo, os desafios para as famílias no atual contexto político e social, o papel das famílias na sociedade moderna.

Os representantes das várias estruturas nacionais da Pastoral Familiar terão ainda momentos para apresentar as principais atividades e iniciativas que levaram a cabo nos últimos anos, realçar os problemas relacionados com a família e a vida identificados em cada um dos respetivos países e apresentar a forma como estão a organizar o X Encontro Mundial das Famílias.

A delegação portuguesa à reunião de Vilnius é, por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, constituída pelo padre Francisco Ruivo e Isabel e Francisco Pombas, respetivamente Assistente e Casal Diretor do DNPF.

Fruto dos contributos dos vários Secretariados Diocesano da Pastoral Familiar e dos Movimentos envolvidos na Pastoral Familiar recolhidos no último Concelho Nacional de 19 de fevereiro 2022 e através de e-mails, a delegação portuguesa apresentará um relatório sobre a organização e as estruturas portuguesas da Pastoral Familiar, mas principalmente as quatro grandes oportunidades que se apresentam atualmente à ação pastoral em Portugal:

1. Ano Família Amoris Laetitia (em que muitas equipas diocesanas e Movimentos Eclesiais ganharam uma nova dinâmica, promovendo atividades alinhadas com os cinco grandes objetivos do Papa Francisco para esta iniciativa);

2. Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (dia instituído em 2021 e tido como momento chave para despertar a importância de desenvolver a pastoral da Pessoa Idosa);

3. X Encontro Mundial das Famílias (mais de metade das dioceses alterou o seu plano pastoral, nomeadamente a Festa das Famílias ou o Dia Diocesano das Famílias para que a data coincida com o encontro de Roma);

4. Jornadas Mundiais da Juventude 2023 (sendo um acontecimento de enorme dimensão e muito presente em todas as dioceses, muito para lá de Lisboa, está a criar um dinamismo nas estruturas da Pastoral Juvenil, mas em que a Pastoral Familiar também já está envolvida, especialmente ao nível das dioceses, paróquias e movimentos eclesiais).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+