Tempo
|
A+ / A-

Cardeal José Tolentino Mendonça nomeado membro da Congregação da Causa dos Santos

30 abr, 2022 - 13:47 • Ecclesia

O cardeal madeirense passa a integrar uma congregação que já foi presidida por outro português - o cardeal D. José Saraiva Martins - entre 1998 e 2008.

A+ / A-

O cardeal D. José Tolentino Mendonça foi nomeado membro da Congregação para a Causa dos Santos.

A nomeação foi publicada este sábado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que designa ainda como novo membro o arcebispo de Sevilha, D. Josep Àngel Saiz Meneses.

A congregação, que tem como missão estudar e fazer aprovar os milagres que conduzem à beatificação e canonização de modelos de santidade, apresentando-os ao Papa, tem como tem como prefeito o cardeal D. Marcello Semeraro, que assumiu essa função em outubro de 2020.

A congregação foi presidida pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, entre maio de 1998 e julho de 2008.

D. José Tolentino Calaça de Mendonça nasceu em Machico, no arquipélago da Madeira, a 15 de dezembro de 1965; foi ordenado padre em 1990, bispo em 2018 e criado cardeal em outubro de 2019, assumindo atualmente funções de arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

Biblista, investigador, poeta e ensaísta, o cardeal Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+