Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Comunicar a guerra. Vaticano pede insistência na ideia que "a paz é sempre possível"

28 abr, 2022 - 13:29 • Teresa Paula Costa

O presidente do Dicastério da Comunicação da Santa Sé marca presença nas Jornadas da Comunicação, que se realizam em Fátima.

A+ / A-

O presidente do Dicastério da Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini, considera que, em tempo de guerra, os comunicadores cristãos não devem “passar a ideia de que a paz é impossível”.

O conselho foi deixado, no âmbito das III Jornadas da Comunicação, organizadas pelo Santuário de Fátima, quando questionado sobre qual deve ser o papel que os comunicadores cristãos devem ter no conflito militar em curso na Ucrânia.

“Penso que devemos ter a paciência de compreender a complexidade das coisas, sem querer chegar logo a conclusões rápidas. Fazer isso sempre, mas em particular nos momentos mais complicados como este, de conflito”, disse Paolo Ruffini.

Ruffini reforçou a ideia que não se deve “passar a ideia de que a paz é impossível”, lembrando que o Papa Francisco tem contrariado” essa tendência.

“A paz é sempre possível e um comunicador cristão deve procurar o fio mais subtil, a centelha que conduz à paz”, argumentou.

Redescoberta da dimensão comunitária na era digital

Na sua intervenção durante as Jornadas da Comunicação, o prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé apelou à redescoberta da “força da rede, da comunidade”, perante a revolução digital e as mudanças nos media.

“A maior crise é a de sentido, por isso há necessidade do nosso trabalho, como comunicadores”, disse Paolo Ruffini.

O colaborador do Papa destacou a “aceleração” que marca a sociedade contemporânea e os desafios que se colocam aos media católicos, indo para lá dos “algoritmos”, para apresentar critérios de “bem comum”. “Não podemos ficar presos a uma visão estática da comunicação”, advertiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+