Tempo
|
A+ / A-

JMJ 2023

​“Rota dos Patronos”. Uma peregrinação ao património religioso de Coimbra

25 abr, 2022 - 13:23 • Henrique Cunha

Iniciativa decorre até perto da Jornada Mundial da Juventude de agosto de 2023.

A+ / A-

A “Rota dos Patronos” propõe uma peregrinação através da história religiosa e por quatro locais emblemáticos de Coimbra. A iniciativa da responsabilidade do Comité Organizador Diocesano da Jornada Mundial da Juventude vai decorrer até dia 31 de maio do próximo ano.

A Diocese de Coimbra escolheu quatro figuras que a representam ao nível nacional: Rainha Santa Isabel, São Teotónio, Santo António e Santo Agostinho, cada um deles “diretamente relacionado com a cidade”, sendo que só “Santo Agostinho não viveu em Coimbra”, mas é o padroeiro principal da cidade.

A iniciativa quer dar a conhecer locais emblemáticos da cidade, como o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, o Mosteiro de Santa Cruz, a Igreja de Santo António dos Olivais e o Seminário Maior de Coimbra.

O evento começou no início deste mês e vai prolongar-se até 31 de maio do próximo ano, funcionando como "rampa de lançamento da Jornada Mundial da Juventude de agosto de 2023", explica à Renascença Daniela Nunes, do Comité Organizador Diocesano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A responsável fala de “uma oportunidade de os jovens e comunidades da diocese conhecerem alguns locais emblemáticos da cidade de Coimbra”, e também “a vida e testemunho dos quatro patronos”.

Daniela Nunes adianta que “esta proposta tem um objetivo cultural e espiritual e ao mesmo tempo ajuda no processo de preparação diocesana da JMJ 2023”.

De acordo com o Comité Organizador Diocesano da Jornada Mundial da Juventude, “os jovens têm demonstrado interesse”, nesta iniciativa “Rota dos Patronos”.

Daniela Nunes sublinha a importância de se “reforçar a ideia de que todos nós somos o princípio de um grande Santo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+