Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa consagra Rússia e Ucrânia a Maria e pede fim da guerra. "Estamos a atraiçoar os sonhos de paz"

25 mar, 2022 - 17:42 • Sérgio Costa, com Ricardo Vieira

"Estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens", declarou Francisco na celebração no Vaticano, que decorreu em simultâneo com Fátima.

A+ / A-
Papa consagra Rússia e Ucrânia a Maria. "Estamos a atraiçoar os sonhos de paz"
Papa consagra Rússia e Ucrânia a Maria. "Estamos a atraiçoar os sonhos de paz"

O Papa consagrou esta sexta-feira a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Numa cerimónia no Vaticano, com ligação a Fátima, Francisco pediu o fim da guerra e que o mundo seja preservado da ameaça nuclear.

“Libertai-nos da Guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear! Confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração, a Igreja e a Humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia”, declarou o Sumo Pontífice.

Numa cerimónia transmitida para todo o mundo, Francisco considera que foram "esquecidas as lições das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais". "Estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens", afirmou.

Palavras de profundo significado do Papa Francisco que consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Uma celebração penitencial no Vaticano, em simultâneo com Fátima, onde o mesmo ato foi presidido pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, enviado do Papa à Ucrânia.

Neste momento de oração, com dimensão global, no Vaticano, Francisco pediu que a Humanidade seja preservada.

“Perdemos a humanidade, malbaratamos a paz. Tornamo-nos capazes de toda a violência e destruição. Temos necessidade urgente da vossa intervenção materna. Por isso acolhei, ó Mãe, esta nossa súplica: Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra; Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação; Vós, 'terra do Céu', trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus; Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear.”

O Papa Francisco lembra os refugiados e pede proteção para os que são obrigados a abandonar a sua casa para fugir da guerra.

“Enquanto o rumor das armas não se cala, que a vossa oração nos predisponha para a paz. As vossas mãos maternas acariciem quantos sofrem e fogem sob o peso das bombas. O vosso abraço materno console quantos são obrigados a deixar as suas casas e o seu país. Que o vosso doloroso Coração nos mova à compaixão e estimule a abrir as portas e cuidar da humanidade ferida e descartada.”

O Papa lembra a Humanidade “exausta e transtornada” pela “guerra, fome, injustiça e miséria”. Ao pedir a consagração da Rússia e Ucrânia e de toda a Humanidade, Francisco sublinha a confiança depositada em Maria.

“Por isso nós, ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a Humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Acolhei este nosso ato que realizamos com confiança e amor, fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz”, declarou Francisco num apelo à deposição das armas.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+