Tempo
|
A+ / A-

Fórum das Missões 2022 reflete sobre Sinodalidade, JMJ2023 e Missão

13 mar, 2022 - 12:14 • Ana Lisboa

O encontro decorre este domingo, na Igreja do Santíssimo Redentor na Damaia e é organizado pelo Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa.

A+ / A-

O Fórum das Missões 2022 é "um espaço de encontro, de reflexão também de oração sobre a temática da missão, que é um assunto transversal a toda a Igreja e, de maneira particular, também para aqui para a nossa Diocese de Lisboa", sublinha o diretor do Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa que promove este encontro.

Durante todo este dia de domingo, os participantes vão abordar três aspetos essenciais que são a Sinodalidade, a Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em 2023 e ainda a Missão.

O Padre Albino dos Anjos diz que o que se pretende "é ir buscar a missão que acontece em cada uma destas áreas, preconizada de preferência por jovens e neste caminho da sinodalidade, este caminho que estamos todos juntos a fazer para termos uma Igreja mais próxima, uma Igreja mais autêntica, uma Igreja mais Evangélica, se assim o podemos dizer".

O Fórum vai olhar para vários campos de missão, como é o caso dos refugiados, imigrantes, sem abrigo, prostituição, prisões e saúde mental, que a Igreja acompanha com proximidade.

Este responsável explica que "a ideia que presidiu fundamentalmente foi ir buscar estas áreas que, não sendo tão visíveis, e tendo, porventura, do ponto de vista quantitativo menor expressão, mas que a Igreja de alguma maneira, já com uma sabedoria bastante secular, vem acompanhando através de muita proximidade, mutas obras e muita defesa dos seus próprios direitos".

Deste encontro não vai sair "nenhum memorando ou nenhuma declaração no sentido de uma tomada pública de posição, não é esse o nosso objetivo", diz o Padre Albino para quem este é um espaço "de partilha, conhecermos e darmos a conhecer toda a diocese".

Estará patente na Paróquia da Damaia uma Exposição Missionária que conta com a participação de "muitas instituições, movimentos laicais, institutos missionários que têm trabalho no campo da missão".

Vão aproveitar este dia de domingo para exporem "os seus trabalhos, os seus produtos, falar sobre a sua história, o seu carisma e, porventura, angariar alguns fundos".

O encontro termina com uma Missa marcada para as 17h30, presidida pelo Padre Albino dos Anjos.

O Fórum das Missões 2022 pode ser acompanhado de forma presencial e também online através dos canais do Patriarcado de Lisboa e da Paróquia da Damaia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+