Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Arcebispo de Kiev fala em “genocídio”

11 mar, 2022 - 15:04 • Ecclesia

D. Sviatoslav Shevchuk mostra-se chocado com imagens de valas comuns e pede abertura urgente de corredores humanitários.

A+ / A-

Veja também:


O arcebispo-mor de Kiev, líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana, assinalou o início da terceira semana de guerra no país com a denúncia de um “genocídio do povo ucraniano”.

“Desde os tempos do nazismo, desde os tempos da repressão de Estaline, a Ucrânia não via valas comuns ou sepulturas de pessoas enterradas sem o devido respeito, sem sequer uma oração cristã. Hoje temos de dizer ao mundo inteiro: parem com o assassinato em massa de pessoas”, referiu D. Sviatoslav Shevchuk, numa mensagem em vídeo, divulgada online.

A Rússia invadiu a Ucrânia, na madrugada de 24 de fevereiro, dando início a um conflito que provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, e elevados danos materiais.

O arcebispo de Kiev apresenta o seu “protesto categórico” perante o curso da guerra na Ucrânia, alertando em particular para o “massacre” na cidade de Mariupol, cercada pelas forças de Moscovo.

“Esta cidade, fundada pela comunidade grega como a cidade de Maria, tornou-se agora um cemitério para dezenas de milhares de pessoas”, adverte D. Sviatoslav Shevchuk.

“Pedimos: abram os corredores humanitários! Deem às mulheres, crianças e idosos a oportunidade de deixar esta cidade fria e sitiada. Deem-nos a oportunidade de lhes entregar comida, medicamentos, deem-nos a oportunidade de salvar as pessoas”, solicita o arcebispo.

O líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana pede à comunidade internacional que tome medidas para “fechar o céu ucraniano às armas russas”.

As cidades de Dnipro, Rivne, Volyn e Lutsk foram bombardeadas pela primeira vez na madrugada desta sexta-feira.

“Hoje, diante dos nossos olhos, na Ucrânia, um terrível desastre humanitário está em andamento. Mas juntos podemos parar este desastre, podemos parar esta guerra”, afirma o arcebispo-mor de Kiev.

A ONU adiantou esta sexta-feira que cerca de 4,5 milhões de pessoas fugiram das suas casas na Ucrânia, das quais 2,5 milhões procuraram refúgio fora do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+