Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Conselho das Igrejas e Organizações Religiosas denuncia bombardeamentos russos a alvos civis

10 mar, 2022 - 16:21 • Ana Lisboa

Organismo que abarca 95% da comunidade religiosa da Ucrânia pede zona de exclusão aérea para este país alvo da invasão da Rússia.

A+ / A-

O Conselho das Igrejas e Organizações Religiosas incrimina a Rússia, acusando-a de violar os direitos humanos.

Em comunicado divulgado pelo Vatican News, este organismo denuncia o bombardeamento de alvos civis, como é o caso de bairros residenciais, escolas, jardins de infância, maternidades, hospitais e infraestruturas críticas essenciais para a vida civil, usando bombas de fragmentação e implosão proibidas".

O texto refere ainda que os ataques russos atingem também locais de culto, como é o caso, "por exemplo, no povoado de Vyazivka, região de Zhytomyr, onde invasores russos destruíram a Igreja da Natividade da Santíssima Virgem, construída em 18622.

Por isso, "o Conselho de Igrejas e Organizações Religiosas reitera o seu apelo à NATO, às Nações Unidas, à União Europeia, à OSCE e ao Conselho da Europa, para que tomem medidas urgentes para estabelecer uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia e para fornecer às Forças Armadas ucranianas modernos equipamentos de defesa antiaérea, incluindo caças, para defenderem dos bombardeamentos bárbaros dos invasores russos o nosso recurso mais precioso, as vidas humanas, e a infraestrutura civil".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+