Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cáritas Portuguesa lança campanha de ajuda à população da Ucrânia

28 fev, 2022 - 16:37 • Ana Lisboa

A verba angariada visa “reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia”, uma vez que as necessidades “aumentam diariamente”.

A+ / A-

Com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, a Cáritas Portuguesa anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma campanha de apoio à população da Ucrânia.

A campanha intitulada “Ucrânia: Proteger e salvar vidas” pretende angariar donativos que têm como objetivo "reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal".

O organismo refere que "está a acompanhar de forma próxima a situação através da rede Internacional da Cáritas, que de imediato se uniu em ajuda à Cáritas da Ucrânia a fortalecer a sua capacidade de garantir apoio à população".

Em comunicado, a presidente da Cáritas explica que esta medida de urgência foi tomada "face ao pedido de ajuda que nos chega da Cáritas Ucrânia, que tem intensificado a sua resposta junto da população e cujas necessidades aumentam diariamente. Falamos de um apoio de emergência no local em alimentos, medicamentos e abrigo, mas também da urgência de responder à situação dramática de milhares de pessoas deslocadas e que necessitam de ajuda imediata".

Rita Valadas revela que a campanha será "simbolicamente lançada na próxima quarta-feira, dia 2 de março, na sede da Conferência Episcopal Portuguesa, às 14h30, num momento de oração pela paz na Ucrânia".

Desta forma, a Cáritas Portuguesa e a CEP associam-se ao apelo do Papa Francisco para que esta Quarta-Feira de Cinzas seja uma Jornada especial de jejum e oração pela paz.

Entretanto, a Cáritas Internationalis "lançou um apelo de emergência que permitirá ajudar 13 mil pessoas em diferentes partes do país e especialmente em áreas críticas como Kramatorsk, Rubizhne, Zaporizhya, Volnovakha, Mariupol, Kharkiv, Dnipro, Kiev, Zhytomyr, Odesa, Ivano-Frankivk".

Também as Cáritas da Polónia, Moldávia, Roménia e Eslováquia "estão neste momento a prestar assistência humanitária e informação segura aos milhares de refugiados que estão a atravessar estas fronteiras".

Os donativos podem ser feitos através do IBAN PT50.0033.0000.01090040150.12

Ou através do Multibanco: Entidade 22222 / Referência 222 222 222.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+