Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa visita Congo e Sudão do Sul

03 mar, 2022 - 11:22 • Ângela Roque

A viagem apostólica foi anunciada esta quinta-feira pelo Vaticano, e vai decorrer de 2 a 7 de julho.

A+ / A-

O Papa Francisco vai visitar a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul no próximo mês de julho. Um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé esclarece que o Papa respondeu positivamente ao convite dos chefes de Estado e das conferências episcopais dos dois países.

O programa da viagem não foi ainda divulgado em detalhe, mas inclui deslocações a Kinshasa e Goma, no Congo, entre 2 e 5 de julho, e a Djouba, no Sudão do Sul, onde Francisco estará entre 5 e 7 de julho.

Há muito que o Papa desejava visitar o Sudão do Sul, mas a instabilidade no mais jovem país do mundo (é independente do Sudão desde 2011) fez adiar a deslocação. Em dezembro último o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, o arcebispo Paul Richard Gallagher, esteve em Juba, a capital do Sudão do Sul, e não descartou a possibilidade da viagem do Papa se realizar ainda em 2022. "Certamente não existe um momento perfeito", afirmou na altura.

O Papa acompanha de perto a situação tanto no Sudão como na República Centro Africana, que tem sido palco de grande violência. Ainda no inicio de fevereiro condenou o ataque “bárbaro” ao campo de deslocados Plaine Savo, em Ituri, no nordeste do país, que causou dezenas de vítimas, incluindo muitas crianças.

A primeira viagem internacional do Papa Francisco confirmada para este ano está prevista para 2 e 3 de abril, e será a Malta. A deslocação foi adiada em 2020, devido à pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Karolina
    03 mar, 2022 Brasil 13:23
    Já estará na minha agenda.Quero acompanhar a viagem pela mídia.

Destaques V+