Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos polacos apelam ao acolhimento de refugiados ucranianos

23 fev, 2022 - 11:48 • Olímpia Mairos

Com o agravar da tensão entre a Rússia e a Ucrânia, estima-se que que muitos cidadãos ucranianos procurem na Polónia um lugar seguro.

A+ / A-

O presidente da Conferência Episcopal da Polónia, D. Stanisław Gądecki, pediu aos polacos que mostrem "corações abertos e hospitaleiros" para com os refugiados da Ucrânia.

Na mensagem assinada por D. Stanisław Gądecki, os bispos lamentam o aumento das tensões entre a Rússia e a Ucrânia.

"Diante desta situação (...) Peço aos meus compatriotas que tenham um coração aberto e hospitaleiro para com os refugiados da Ucrânia que se querem refugiar da guerra na Polónia", escreveu o prelado.

A hospitalidade face à possível chegada de refugiados ucranianos deve ser manifestada através do apoio a organizações como a Cáritas Polónia, Cáritas diocesanas e paroquiais e outras associações de caridade, explicou o prelado, destacando que a Cáritas Polónia preparou um programa adicional de apoio a refugiados da Ucrânia, para o caso de serem desencadeadas mais ações militares.

O arcebispo de Poznan sublinha ainda que “todos têm direito a viver em paz e segurança” e que “todos têm o direito de buscar para si e para os seus entes queridos as condições que garantam uma vida segura” e recorda que a Polónia tem sido, “durante séculos”, um refúgio de quem foge “da perseguição e do ódio”.

Esta não é a primeira vez que os bispos da Polónia apelam à paz. No dia 15 de fevereiro, D. Stanisław Gądecki pediu orações "para evitar o sofrimento e a morte de milhares de seres humanos inocentes, especialmente os mais fracos e indefesos, que não terão a força nem a oportunidade de escapar da eclosão da guerra".

“Toda guerra é uma tragédia da humanidade que destrói a vida de milhares de pessoas, de ambos os lados, e as suas famílias. Muitos deles, de ambos os lados, ficam mutilados e muitos milhões têm feridas internas difíceis de cicatrizar depois”, lamentou na altura o arcebispo de Poznan.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+