Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Jesuítas. Rubrica "Conversas francas" assinala 4º aniversário do Ponto SJ

17 fev, 2022 - 16:57 • Ana Lisboa

Promover conversas que "misturam cultura, humanismo e cristianismo" é o propósito desta iniciativa do portal dos jesuítas.

A+ / A-

Para celebrar os quatro anos da existência do Ponto SJ, os jesuítas decidiram lançar no próximo domingo, 20 de fevereiro, uma rubrica nova intitulada "Conversas Francas".

Trata-se de um podcast sobre religião e cultura, que será publicado quinzenalmente, ao domingo, em formato áudio e vídeo.

O objetivo é "lançar novas dinâmicas e oferecer mais oportunidades de reflexão e debate aos nossos leitores e ouvintes", explica no seu site o portal oficial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

João Paiva, colaborador do Ponto SJ, que vai dinamizar esta rubrica e moderar as conversas, explica que "convidámos homens e mulheres, de dentro e fora da Igreja, e livremente discorremos sobre o sabor do saber e sobre o saber da vida. Falamos de astronomia, de eternidade, de sofrimento, de morte e de vida, de inteligência artificial, de bioética, de história, de sexualidade e de Portugal".

À conversa vão estar "crentes e não crentes". Na primeira série deste podcast "já está confirmada a participação de Carlos Fiolhais, Edna Gonçalves, Arlindo Oliveira, Maria Manuela Jorge, Luís Amaral, Gabriela Moita, Filipe Duarte Santos e D. Manuel Clemente".

Para o Padre José Maria Brito, diretor do Ponto SJ, esta rubrica vem reafirmar a identidade do portal dos jesuítas, que pretende "favorecer o exigente exercício do diálogo", tal como consta no seu estatuto editorial.

Assim, no próximo domingo, às 21h00, será transmitida em direto uma conversa entre João Paiva e o padre José Maria Brito.

"Este momento servirá para fazer um balanço dos quatro anos do Ponto SJ, para conversar sobre os desafios da relação entre a fé e a cultura e para refletir sobre o tempo sinodal que vivemos", refere uma nota no site dos jesuítas.

No final da primeira temporada das 'Conversas Francas', haverá "um episódio público e ao vivo que terá lugar na última semana de junho na Brotéria, em Lisboa".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+