Tempo
|
A+ / A-

Fátima celebra Dia dos Pastorinhos com vários momentos especiais

16 fev, 2022 - 16:33 • Teresa Paula Costa

Programa deste domingo aberto aos fiéis inclui vigília, missa e concerto. Até sábado são publicados podcasts com meditações inspiradas na espiritualidade de Francisco e Jacinta Marto.

A+ / A-

O Santuário de Fátima volta a assinalar, com a presença de fiéis, neste domingo, 20 de fevereiro, a festa litúrgica dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

Do programa consta, na noite do dia 19, uma vigília com um momento de veneração aos túmulos dos santos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

No domingo, 20 de fevereiro, pelas 10h00, terá início a recitação do Terço, seguindo-se a celebração da missa presidida pelo cardeal D. António Marto, na Basílica da Santíssima Trindade.

De tarde, às 15h00, terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o concerto evocativo dos Pastorinhos, com o Coro Ricercare, sob a direção de Pedro Teixeira.

Intitulado Rosa Immaculata , o concerto terá duas novidades: uma estreia absoluta da obra de Alfredo Teixeira, "Canticle of Ecstasy", e duas obras em estreia nacional, uma do jovem Miguel Jesus, "Magnificat in five vignettes" e outra de Paolo Orlandi, "Ave Regina Caelorum".

Segundo o Santuário, a presença dos Pastorinhos fica marcada, iconicamente, com as duas esculturas oficiais de Francisco e Jacinta Marto na Capelinha das Aparições, até 20 de fevereiro. Ainda com duas pinturas oficiais dos santos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e os dois ícones que serão venerados durante a missa das 11h00 do dia 20, na Basílica da Santíssima Trindade, para onde se dirigirão em procissão, depois da oração do Terço.

Também até sábado são publicadas diariamente nas redes sociais – Facebook e Youtube - do Santuário de Fátima, gravações com uma leitura das Memórias e uma meditação inspirada na espiritualidade dos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto.

A Novena dos Pastorinhos, feita em conjunto pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria e pelo Santuário de Fátima, propõe uma reflexão sobre nove temas: a “União de vontades: quando o meu querer é o querer de Deus”; a “União de Corações”; “Deus não se pode dizer, nem deixar de dizer”; “Se é segredo, não se pode dizer!”; “Diante do eterno, não há tempo”; “Do sacrifício, não me escondo!”; “Nenhuma outra altura, senão a do Baixíssimo”; “O doce Cristo vestido de branco” e “A mudança”.

Através das redes sociais do Santuário, será possível acompanhar em direto as transmissões das celebrações e o concerto alusivo à festa dos santos Francisco e Jacinta Marto.

Os dois jovens irmãos, que morreram vítimas da gripe espanhola, foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio de 2017, no ano do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+