Tempo
|
A+ / A-

​Dia dos Avós 2022. É preciso “dar ouvidos à sabedoria dos anos”, diz o Papa

15 fev, 2022 - 12:27 • Ângela Roque

“Dão fruto mesmo na velhice” foi o tema escolhido para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que a Igreja vai assinalar a 24 de julho.

A+ / A-

O Papa Francisco espera que o próximo Dia dos Avós e dos Idosos ajude a mostrar o quanto os mais velhos “são um valor e um dom”, tanto para a sociedade como para a Igreja.

“Dão fruto mesmo na velhice” foi o tema escolhido para a celebração que será assinalada por toda a Igreja no próximo dia 24 de julho, anunciou esta terça-feira o Vaticano. Segundo o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, trata-se de “um convite a reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais”.

O texto lembra que “a experiência de vida e de fé” dos mais velhos pode contribuir “para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário”, e considera que o convite a que se dê “ouvidos à sabedoria dos anos” é “particularmente significativo” no contexto do “caminho sinodal” que a Igreja está a fazer nesta altura.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (da Santa Sé) convida as paróquias, dioceses e comunidades eclesiais do mundo inteiro a “encontrarem as modalidades para celebrarem essa jornada”, e em breve irá divulgar algumas “ferramentas pastorais” para ajudar a preparar e celebrar melhor este dia.

Foi em 2021 que o Papa Francisco instituiu a celebração, na Igreja, do Dia dos Avós e dos Idosos no quarto domingo de julho, junto à festa de São Joaquim e Santa Ana (os avós de Jesus), que se assinala a 26 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+