Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. José Cordeiro. A Igreja construída por todos "não pode ser um slogan”

13 fev, 2022 - 19:10 • Isabel Pacheco

Num tempo difícil, o Arcebispo de Braga desafia todos a serem testemunhos de esperança e a participarem no caminho sinodal da Igreja.

A+ / A-

D. José Cordeiro pediu este domingo, durante a homilia da eucaristia que marcou a sua entrada solene na Arquidiocese de Braga, que a construção da Igreja participativa não seja apenas uma frase feita.

É o apelo do Arcebispo de Braga que desafia todos a participarem no caminho sinodal da Igreja como testemunhos da esperança.

“A Igreja sinodal samaritana não pode ser um slogan, um evento ou um “fazer por fazer”. É o estilo essencial do Evangelho da Esperança, que é o primado da graça na urgência de testemunhar a santidade, o rosto mais belo da Igreja”, sublinha.

D. José Cordeiro exaltou ainda a esperança, sobretudo, “num tempo difícil” e de “mudança de época” como o atual.

“Ainda que os tempos sejam difíceis, é hora de revisitarmos com esperança as nossas raízes, a história, os trabalhos e cansaços, para saborearmos o património de fé e cultura do Evangelho”, defende.

Para o novo prelado de Braga só uma Igreja humilde é capaz de cuidar dos mais frágeis. D. José pede, por isso, um “olhar com olhos novos” para as periferias.

“Só quem assume ser carente e pobre pode ser amigo dos pobres, reclusos, doentes, peregrinos, migrantes, refugiados, vulneráveis, indigentes e marginalizados nas periferias existenciais, sociais e geográficas. Nós somos chamados a olhar com olhos novos, com os olhos de Jesus Cristo!”.

D. José Cordeiro que no início do seu ministério episcopal à frente da arquidiocese bracarense anunciou que vai fazer uma “grande peregrinação” pelas 551 paroquias da arquidiocese, incluído Santa Cecília de Ocua, em Moçambique onde a arquidiocese mantém uma equipa de missionários.

A entrada solene de D. José Cordeiro como arcebispo metropolita de Braga decorreu, este domingo, na Sé Catedral da cidade. A cerimónia contou com a presença de bispos portugueses e da vizinha Galiza e, entre outros, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e da ministra Francisca Van Dunem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    14 fev, 2022 Madeira 11:28
    O problema é que muitos religiosos, com exceções, esquecem que representam Jesus na Terra e fazem da igreja uma quintinha. Depois nunca têm tempo para o serviço pastoral. Uns querem gerir negócios, outros escrever livros e artigos, outros comentar política e desporto...até à tvi vão, esquecem as sua ondenações sacerdotais...enfim é o que temos, mas Deus vê tudo, cuidado!
  • Adélio Pequenino
    13 fev, 2022 terras da vernária 22:29
    Boa noite. Recordo duas frases de dois santos da igreja. Um dos Santos já está junto do trono de Deus. O outro ainda permaneça neste Paraíso terrestre , que também é de Deus, que anda desgovernado por demónios que o povo, que diz ser de Deus, liberta cegamente com o voto. Eis uma das muitas verdades proferidas pelo Santo que já está junto do trono de Deus, D. António Marcelino: a igreja está cheia de pagãos , de mercenários, de gente que não vale nada. E a culpa é dos Bispos e dos padres. Eis uma das muitas frases do Santo que ainda permanece neste Paraíso terrestre, o Papa Emérito Bento XVI : A igreja tem muitos padres que são ladrões de ovelhas. Fim de citações. Exorto todos os Cristão da Arquidioceses de Braga, os que são Cristãos a sério, a pedir ao Divino Espirito Santo para que ele ilumine os caminhos de D. Jose Cordeiro e lhe dê sabedoria e coragem para escorraçar os ladrões de ovelhas, e de corrais, que venha a detetar na Arquidioceses de Braga. Continuação de um Santo Domingo e uma semana de trabalho rendável , que Dê uma ajuda para nos libertar da escravidão que os ímpios nos estão a fabricar. Que assim seja.

Destaques V+