Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano diz que 98% das Conferências Episcopais avançaram com processo sinodal

07 fev, 2022 - 21:17 • Ana Lisboa

Conselho Ordinário do Sínodo dos bispos analisou o andamento do processo sinodal lançado pelo Papa Francisco em outubro passado e que decorre, a nível local, até ao próximo mês de agosto.

A+ / A-

O Vaticano informou esta segunda-feira, em comunicado, que "98% das Conferências Episcopais (entre elas a Portuguesa) e sínodos das Igrejas Orientais de todo o mundo nomearam uma pessoa ou equipa inteira para implementar o processo sinodal" lançado pelo Papa em outubro do ano passado.

Esta informação foi divulgada depois de uma reunião do Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos que reuniu "cerca de três meses após a abertura do processo sinodal".

O Conselho admite que, neste momento, "as modalidades de consulta e a participação" variam de uma região do mundo para a outra, "acolhido com alegria e entusiasmo em vários países de África, América Latina e Ásia".

Apesar de algumas dificuldades e resistências, o comunicado sublinha que o processo sinodal é considerado por muitos como "um momento crucial" para a Igreja.

O Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos refere que se "assinalam de facto o medo e a reticência entre alguns grupos de fiéis e entre o clero. Existe também uma certa desconfiança entre os leigos que duvidam que o seu contributo venha realmente a ser tido em conta".

A Secretaria-Geral do Sínodo está a preparar uma nota para a preparação dos relatórios pelas dioceses e conferências episcopais, pedindo que estes sejam "fruto de um processo espiritual e de trabalho de equipa".

As respostas recolhidas por cada diocese podem ser enviadas para Roma e devem ser entregues à respetiva Conferência Episcopal até agosto de 2022 para uma síntese nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+