Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa apela a novos padres que lutem contra as desigualdades

07 fev, 2022 - 18:34 • Ana Lisboa

Francisco teve uma audiência com seminaristas italianos, esta segunda-feira, no Vaticano.

A+ / A-

O Papa apelou nesta segunda-feira à abertura da Igreja Católica e ao compromisso na luta contra as desigualdades.

Durante uma audiência com seminaristas do Seminário Pontifício Lombardo, no Vaticano, o Santo Padre pediu: "por favor, não fiquemos barricados na sacristia e não cultivemos pequenos grupos fechados, onde nos podemos aconchegar e ficar sossegados".

Falando aos futuros sacerdotes, Francisco sublinhou que "é necessário abrir, expandir o horizonte do ministério às dimensões do mundo".

O Papa defendeu que os novos padres devem ter também "o desejo de levar o Evangelho às ruas do mundo, aos bairros e lares, especialmente aos lugares mais pobres e esquecidos".

Acrescentou que "o Senhor deseja que os seus pastores se conformem a Ele, carregando no coração e aos ombros as expectativas e os fardos do rebanho. Corações abertos, compassivos, misericordiosos".

Disse ainda que os sacerdotes católicos devem ser "tecedores de comunhão", atuando contra as desigualdades e "atentos aos sinais de sofrimento do povo".

O discurso de Francisco centrou-se na figura do Papa Pio XI, Achille Ratti, um dos primeiros alunos do Seminário Lombardo.

Citou ainda a Encíclica “Quadragesimo anno” com quase um século, na qual Pio XI alertava contra a acumulação de riqueza e do poder nas mãos de poucos.

E aproveitou para dizer: "como isso é verdade e como é trágico agora, quando a distância entre os poucos ricos e os muitos pobres é cada vez maior”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+