Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mistério da ressurreição de Jesus explicado em livro

01 fev, 2022 - 10:58 • Olímpia Mairos

Seminarista da Diocese de Bragança-Miranda é o autor do itinerário exegético-teológico.

A+ / A-

“Não está aqui. Foi ressuscitado! Os relatos do túmulo aberto e vazio nos Evangelhos Sinópticos”. É o mais recente livro publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, da autoria de Ricardo Luís Ramos Martins, aluno do Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, trata-se de um trabalho de investigação que apresenta um “itinerário exegético-teológico através das narrativas sinóticas acerca do túmulo vazio, tendo em conta o papel que desempenham no mistério pascal e na consequente fé no Ressuscitado”.

De acordo com D. José Cordeiro, “verifica-se, hoje, a necessidade de uma pastoral bíblica e litúrgica que parta da mistagogia, acompanhando a comunidade cristã por ações e palavras (cf. SC 48), até ao centro do mistério pascal de Cristo”.

“Por isso, ao felicitarmos o autor, desejamos que a leitura desta publicação possa contribuir para este bom propósito”, lê-se no texto de apresentação.

O autor do livro - Ricardo Luís Martins - é natural de Bragança. Frequentou a Escola básica e secundária de Mogadouro e é atualmente aluno do 6.º ano no Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga. É Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Braga) e foi vice-diretor da revista “Cenáculo” entre 2019 e 2021.

O livro já se encontra disponível em todas as livrarias religiosas nacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+