Tempo
|
A+ / A-

diocese de leiria-fátima

D. António Marto assume "louvor e júbilo" pela nomeação de D. José Ornelas

28 jan, 2022 - 11:00 • Teresa Paula Costa

Num vídeo de saudação ao seu sucessor em Leiria-Fátima, o cardeal Marto revela que a tomada de posse de D. José Ornelas ocorrerá a 13 de março, na Sé de Leiria.

A+ / A-
D. António Marto saúda novo bispo de Leiria-Fátima
D. António Marto saúda novo bispo de Leiria-Fátima

O bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, publicou, esta sexta-feira, um vídeo com a saudação ao novo bispo da diocese, D. José Ornelas, revelando que a tomada de posse ocorrerá a 13 de março, na Sé de Leiria. Até essa data, o cardeal manter-se-á como administrador apostólico da diocese.

Destacando os “sentimentos de louvor e júbilo” que lhe passam pela alma, D. António Marto agradece, “profundamente reconhecido, a compreensão tão paternal, tão amiga e afetuosa do Papa Francisco, manifestada pessoalmente, quando lhe apresentei o meu pedido.”

Sobre o novo governante da diocese, o cardeal destaca a “riqueza enorme e única” que traz “para imprimir um novo impulso à renovação pastoral da Diocese e do Santuário de Fátima.”

Lembrando a sua experiência como missionário Dehoniano e Superior Geral da Congregação dos Padres Dehonianos, durante dez anos, considera D. José Ornelas “portador duma enriquecedora visão e experiência universal da Igreja e do mundo na diversidade dos cinco continentes.”

Já como bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal “tem dado provas duma experiência pastoral aliada a um dinamismo missionário duma Igreja próxima e em saída, capaz de tomar decisões corajosas e inovadoras, na linha do propósito de renovação do Papa Francisco.”

D. António Marto destaca ainda a sua ”relação próxima e afável com o povo fiel de Deus, leigos, padres e membros da vida consagrada, aberto ao diálogo ecuménico e inter-religioso como também aos não crentes”.

“Uma personalidade reconhecida e muito estimada na sociedade civil e na Igreja”, que “vem encontrar uma Igreja viva e ansiosa de renovação missionária."

Lançando um olhar retrospetivo para a sua vida de bispo na diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto diz ter “consciência de que as realizações ficam aquém das aspirações, de que na minha conta o “Deve” é maior do que o “Haver.”

Agradecendo a todos a colaboração e dedicação, diz ainda levar “uma riqueza que não trocaria por todo o ouro do mundo: o coração cheio de nomes e rostos” e “o título mais honroso: o de bispo emérito de Leiria-Fátima”, além de levar “gravada na retina da alma e do coração, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, querida e terna Mãe, e dos santos Pastorinhos, de quem tenho recebido tanta ternura e tantas graças.”

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do cardeal D. António Marto e nomeou o atual bispo de Setúbal e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para liderar os destinos da diocese de Leiria-Fátima. Tomada de posse está marcada para 13 de março, na Sé de Leiria.

O Papa Francisco nomeou esta sexta-feira D. José Ornelas novo bispo da diocese de Leiria-Fátima. Ao aproximar-se a idade que o direito canónico estabelece como limite destas funções, 74 anos, o Cardeal D. António Marto pedira a renúncia “consciente de maior limite das suas forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo, face às exigências pastorais da Diocese e do Santuário de Fátima”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+