Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diocese de Leiria-Fátima lança formação sobre ecologia e ambiente

27 jan, 2022 - 11:11 • Olímpia Mairos

Face à urgência de hábitos mais sustentáveis, a nova disciplina vai dar atenção às questões ambientais e ecológicas.

A+ / A-

A Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE) da Diocese de Leiria-Fátima vai dedicar uma disciplina “às questões ambientais, na linha do proposto na encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco.

Com a designação “Cuidar da Terra, cuidar dos outros”, a nova disciplina será lecionada por elementos da “Rede Cuidar da Casa Comum”, que congrega instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual que se “propõem a contribuir para o aprofundamento e difusão dos temas relacionados com a ecologia integral”, explica a diocese, em comunicado enviado à Renascença.

“Um dos objetivos desta disciplina é “explorar os desafios deixados pelo Papa e refletir sobre as questões por ele abordadas, que se dividirá em dois momentos: estudo e reflexão e foco de conversão ecológica”, explica-se no documento.

Segundo a informação disponibilizada, a disciplina terá oito sessões, a começar no dia 8 de fevereiro, e será ministrada ao ritmo de duas por mês, prolongando-se até 17 de maio.

“Estamos todos despertos para a urgência na mudança de hábitos mais sustentáveis que contribuam para um cuidado pela terra que habitamos, não podendo nunca dissociar a questão ambiental da questão humana; a isto chamamos Ecologia Integral”, assinalam os promotores da iniciativa, partilhando a necessidade “de uma conversão ecológica que ganhe sentido numa espiritualidade também ela ecológica, numa relação Criação-Criador”.

"O que está a acontecer à nossa casa", “o Evangelho da Criação”, "A Raiz Humana da Crise Ecológica", "Uma Ecologia Integral", "Educação e Espiritualidade Ecológicas" e "Ecologia Integral, o que mudou em nós!" são alguns dos módulos previstos no programa da disciplina.

Durante a primeira parte será feita uma abordagem de um ponto de vista mais teológico da encíclica e das questões que esta levanta. Na segunda hora, numa reflexão mais pastoral, pretende-se pôr em prática através daquilo a que a organização chama de “focos de conversão ecológica”.

As aulas terão lugar nas instalações do Seminário da Diocese de Leiria-Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+