Tempo
|
A+ / A-

Vila Real. Diocese suspende sacerdote suspeito de abusos sexuais de menores

26 jan, 2022 - 10:53 • Henrique Cunha

O caso, com mais de 30 anos, foi comunicado à Igreja de Vila Real pela Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa.

A+ / A-

A Diocese de Vila Real afastou de toda a atividade pastoral um sacerdote, atualmente com 65 anos, após ter recebido uma denúncia de eventuais abusos de menores.

Em comunicado, a Igreja de Vila Real revela que "recebeu do coordenador da Comissão para a Proteção de Menores da Diocese de Lisboa" a informação da existência dessa denúncia - uma situação que terá ocorrido "há alguns anos naquela diocese" de Lisboa.

Esclarece que "o caso envolverá o Pe. Manuel Machado, ordenado em Lisboa em 1985 e incardinado na diocese de Vila Real em 2011".

De acordo com o comunicado, "o referido sacerdote foi informado desta denúncia e afastado de toda a atividade pastoral".

No cumprimento das orientações em vigor, será agora "iniciada uma investigação prévia e feita a comunicação às autoridades judiciais competentes".

O caso foi comunicado à Igreja de Vila Real pela Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, que é presidida por D. Américo Aguiar, bispo auxiliar da Diocese.

Em comunicado, o patriarcado revela que "a Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa recebeu uma denúncia de abusos praticados, há mais de 30 anos, por um sacerdote que exerceu o seu ministério nesta diocese e que está, atualmente, incardinado na Diocese de Vila Real, de onde é natural" e que "a denúncia foi dada a conhecer ao bispo daquela diocese, que informou ter iniciado uma investigação prévia e feito a comunicação às autoridades judiciais competentes".

"A Comissão prossegue o seu trabalho, mantendo uma total disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes e tendo sempre como prioridade o apuramento da verdade e o acompanhamento das vítimas”, pode ler-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+