Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa repete apelo. É preciso travar a guerra entre a Rússia e Ucrânia

26 jan, 2022 - 10:07 • Olímpia Mairos

Em dia de oração mundial pela Ucrânia, Francisco pede aos católicos que rezem para que “o bem de todos seja colocado à frente dos interesses particulares”.

A+ / A-

Francisco apelou esta quarta-feira à oração pela paz na Ucrânia, no dia em que se vive uma jornada mundial por esta intenção, convocada pelo próprio Papa.

"Por favor, nunca a guerra", pediu.

O santo padre falou dos sofrimentos do povo ucraniano ligados à segunda guerra mundial e lembrou que mais de cinco milhões de pessoas foram aniquiladas durante a guerra. "É um povo sofredor, sofreu a fome, tantas crueldades, e merece a paz.”

“Peçamos ao Senhor com insistência que aquela terra possa ver florescer a fraternidade e superar feridas, medos e divisões”, pediu Francisco, fazendo votos que “as orações e súplicas, que hoje se elevam ao Céu, toquem as mentes e os corações dos responsáveis na terra, para que façam prevalecer o diálogo, e o bem de todos seja colocado acima dos interesses particulares”.

“Rezemos pela paz com o Pai Nosso: é a oração dos filhos que se dirigem ao mesmo Pai, é a oração que nos faz irmãos, é a oração dos irmãos que imploram reconciliação e concórdia”.

A jornada de oração pela paz na Ucrânia foi convocada pelo Papa. Após a recitação da oração do ângelus, no passado domingo, Francisco disse aos milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro que estava a seguir “com preocupação o aumento das tensões que ameaçam infligir um novo golpe à paz, na Ucrânia e colocam em causa a segurança no continente europeu, com repercussões ainda mais vasta”.

"Aqueles que perseguem os seus objetivos à custa dos outros desprezam a sua própria vocação como seres humanos, porque somos todos irmãos criados", disse o pontífice.

Francisco pediu, depois, que todas as pessoas de boa vontade se unam ao seu apelo e “elevem orações a Deus omnipotente”.

“Por isso, e com preocupação, vistas as atuais tensões, proponho que a próxima quarta-feira, 26 de janeiro, seja uma jornada de oração pela paz.”

Em união com o Papa, também a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou à participação de todas as dioceses e organismos católicos na jornada de oração.

A Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, por exemplo, vai unir-se a todas as Dioceses do País num momento de oração, às 18h00, na Igreja da Memória, em Lisboa, e o Santuário de Fátima anunciou que, em todas as celebrações deste dia, se vai rezar “explicitamente pela paz”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Karolina Sá
    26 jan, 2022 Brasil 11:13
    Amém.Deus seja louvado pela vida do Papa Francisco, grande defensor da paz.

Destaques V+