Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro do Interior francês considera “inaceitáveis” casos de profanação em Igrejas

24 jan, 2022 - 08:25 • Olímpia Mairos

As autoridades registaram pelo menos uma dezena de casos de vandalismo e de profanações em Igrejas desde o início do ano.

A+ / A-

Os atos de vandalismo e de profanação em Igrejas está a crescer em França. Só nos primeiros dias do ano foram registados cerca de uma dezena de casos.

O ministro do Interior francês, Gérard Darminin, já veio a público, através da sua conta no Twitter, manifestar a solidariedade para com a comunidade cristã, classificando como “inaceitáveis” estas ocorrências.

De acordo com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que cita a agência de notícias Gaudium Press, Gérard Darminin afirmou que, como governante, tem a missão de “proteger” os locais de culto não só de atos criminosos como também de terrorismo, prometendo reforçar os meios necessários para dar mais segurança às pessoas e evitar atos de destruição.

“Aumentamos os meios que permitem melhorar sobretudo as câmaras de segurança nos locais de culto, para combater o terrorismo”, disse o governante.

Desde o início do ano foram registadas várias ocorrências em igrejas um pouco por toda a França, nomeadamente nas igrejas de Saint-Pierre, em Bondy, de Saint-Germain-l’Auxerrois, em Romainville, na de Sainte-Thérèse, em Poitiers, e ainda na de Saint-Germain de Vitry-sur-Seine.

Nesta última igreja, foram registados vários danos materiais e roubo de dinheiro, mas o que mais indignou a comunidade local foi o roubo das hóstias consagradas.

Segundo o padre Joseph Lokendandjala, “na parte de trás da igreja, os três sacrários foram arrombados, incluindo aquele onde o Santíssimo Sacramento era mantido”.

“Eles levaram o cibório que continha o Corpo de Cristo, e as hóstias consagradas”, disse o sacerdote, citado pela agência de notícias Aleteia, destacando que este acontecimento provocou “um grande sofrimento” na comunidade local.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • qqq
    24 jan, 2022 Lisboa 21:37
    Lamentavelmente, a Igreja esta' a perder a relevancia na sociedade ocidental, e isso ve-se nestes tristes eventos. E o actual Papa encontra-se na maior parte do tempo estranhamente silencioso em relação a estes ataques. Pelo contrario, perde mais tempo a atacar os proprios catolicos tradicionalistas. Enquanto a Igreja nao abracar a sua tradição e missão historica (a começar pela missa na sua forma tradicional), o caminho vai ser este.

Destaques V+