Tempo
|
A+ / A-

​Universidade Católica promove formação em Jornalismo e Religiões

14 jan, 2022 - 21:51 • Ana Lisboa, com Ecclesia

A Faculdade de Ciências Humanas e a Faculdade de Teologia da UCP vão realizar esta formação avançada, a partir de 4 de fevereiro, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

A+ / A-

Jornalismo e Religiões é o tema de uma formação avançada proposta pelas Faculdades de Ciências Humanas e de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Coordenada por Catarina Duff Burnay, da FCH, e Nuno Estêvão Ferreira, da FT, a formação terá início no próximo dia 4 de fevereiro, com a duração de 51 horas.

O curso vai decorrer em horário pós-laboral de duração, às sextas-feiras, das 18h30 às 21h30 e aos sábados, das 10h00 às 13h00 e em formato presencial.

As religiões no mundo e na sociedade portuguesa, a representação do religioso na sociedade portuguesa, os pontificados desde o pós-guerra e a Jornada Mundial da Juventude são os temas do curso, que admite candidaturas, em segunda fase, até 21 de Janeiro.

O que se pretende com esta formação é ajudar os jornalistas a terem uma abordagem "mais rigorosa, completa e correta" sobre a temática", explica em entrevista à Agência Ecclesia uma das coordenadoras deste curso.

Catarina Burnay sublinha que que a Faculdade de Ciências Humanas e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica "consideraram ser determinante, por parte dos profissionais do setor, nomeadamente dos jornalistas, conhecer melhor as características e linguagens próprias das religiões, garantindo uma preparação adequada para o desenvolvimento de abordagens jornalísticas coerentes e conhecedoras das especificidades das diferentes comunidades religiosas".

Para o outro coordenador, Nuno Estevão, este curso reflete sobre "a visão plural "e "abarca a diversidade das diferentes confissões religiosas".

Este responsável acrescenta que esta formação avançada em ‘Jornalismo e Religiões’ vai ser lecionada por um corpo docente com "larga experiência nas áreas da comunicação, da teologia e na relação entre ambas".

Serão "um conjunto de perspetivas o mais abertas possíveis, sem qualquer tipo de acantonamentos", sublinhou Nuno Estêvão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+