Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Património

Convento de São Gonçalo em Amarante reabre após obras

07 jan, 2022 - 14:46 • Ana Catarina André

É a primeira intervenção global realizada na igreja e no claustro, desde a sua construção, no século XVI. A cerimónia de reabertura, na segunda-feira, dia 10, contará com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda.

A+ / A-

O Convento de São Gonçalo, em Amarante, reabre na segunda-feira, dia 10, depois de ter estado encerrado para obras nos últimos 16 meses.

O projeto de reabilitação, restauro e conservação, promovido pela paróquia em parceria com o município, custou cerca de dois milhões de euros e foi co-financiado pelo Norte 2020 - Programa Operacional Região Norte.

A reabilitação e restauro incluiu não só o edifício (coberturas, pisos, paredes, infraestrutrura de iluminação e áudio), mas também um conjunto vasto de peças artísticas como retábulos, esculturas, pinturas e painéis de azulejos.

“Houve uma intervenção global em toda a igreja e espaços completares, alguns dos quais até agora inacessíveis ao público”, sublinha Joana Araújo, arquiteta responsável pelo projeto, explicando que esta é a primeira grande obra realizada no edifício, desde a sua construção no século XVI.

“Para além do espaço principal de acesso ao culto, nomeadamente as capelas das oferendas e do túmulo de São Gonçalo, é possível visitar agora a Capela de São Gonçalo, na capela-mor, onde se encontra a imagem de São Gonçalo da Corda”, acrescenta Joana Araújo.

Na sacristia, os azulejos, o retábulo e o arcaz também foram restaurados. O projeto contemplou também a disponibilização aos visitantes de um conjunto de conteúdos informativos digitais sobre o monumento destinados a todos os visitantes.

A cerimónia de reabertura está marcada para segunda-feira, Dia de São Gonçalo, padroeiro da cidade, e contará com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda. A igreja e o claustro, porém, só estarão acessíveis à comunidade a partir de dia 16.

OuvirPausa
0:00 / 0:00
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+