Tempo
|
A+ / A-

Vaticano. Papa denuncia "novos Herodes" que destroem vidas de crianças na atualidade

28 dez, 2021 - 17:42 • Ecclesia

Francisco publica mensagem na festa dos Santos Inocentes.

A+ / A-

O Papa assinalou esta terça-feira festa dos Santos Inocentes, denunciando os “novos Herodes” que destroem vidas de crianças na atualidade.

“Os novos Herodes dos nossos dias destroem a inocência das crianças sob o peso do trabalho escravo, da prostituição e da exploração, das guerras e da emigração forçada. Rezemos Juntos hoje por estas crianças e defe ndamo-las”, escreveu Francisco, na sua conta do Twitter.

O portal de notícias do Vaticano evoca os 152 milhões de menores que são forçados a trabalhar, em todo o mundo, segundo o último relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho), publicado em março de 2021.

“Muitos deles vivem em contextos afetados por guerras e desastres naturais nos quais lutam para sobreviver, remexendo nos escombros ou trabalhando nas ruas. Outros são recrutados como crianças-soldados para lutar em guerras de adultos”, indica o ‘Vatican News’.

A 19 de novembro, o Papa alertou para a “chocante” exploração das crianças no mundo laboral, criticando os processos de produção da economia global que está a “roubar” o futuro dos menores.

“É chocante e perturbador que, nas economias atuais – cujas atividades de produção são baseadas em inovações tecnológicas, tanto que falamos da ‘quarta revolução industrial’ -, o emprego de crianças em atividades de trabalho persista em todas as partes do globo”, referiu, num discurso aos participantes na Conferência Internacional “Erradicar o trabalho infantil, construir um futuro melhor”.

Duas semanas antes, Francisco tinha denunciado o trabalho infantil e as condições de pobreza em que vivem muitas famílias, o que tem levado a “um número crescente de menores a abandonar a escola” e a ser alvo “de escravatura”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+