Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudo

Jovens querem desistir da prática religiosa digital depois da pandemia

20 dez, 2021 - 08:00 • Ana Catarina André

O estudo, elaborado por duas investigadoras portuguesas, evidencia que os mais novos têm maior necessidade de se juntarem presencialmente para rezar ou ir à missa e revela que, durante os dois confinamentos, 70% dos católicos participou na missa online uma ou mais vezes por semana.

A+ / A-

Quando a pandemia terminar, apenas 5 % dos jovens entre os 15 e os 24 anos que já usavam a internet como parte da experiência religiosa, pretende continuar a utilizar recursos digitais neste âmbito.

Esta é uma das conclusões do estudo "Prática religiosa e experiência digital durante a pandemia: inquérito à população católica portuguesa", agora divulgado, que diz que são os mais velhos que desejam prolongar a utilização deste tipo de ferramentas. De acordo com o relatório, 53% dos católicos entre os 45 e os 65 anos quer continuar a usar estes meios para rezar ou participar na missa.

“Quando começámos a comparar a percentagem de indivíduos que já usava meios digitais antes da pandemia, com a dos que pretendem continuar a utilizá-los após a pandemia, verificamos que a percentagem era semelhante, mas que não eram as mesmas pessoas”, diz a investigadora Clara Almeida Santos, explicando que 2/3 das pessoas que procuraram, pela primeira vez, ferramentas e conteúdos digitais de teor espiritual com o primeiro confinamento, deseja manter a utilização. Por outro lado, 20% dos já usavam antes, quer interromper o uso.

“A faixa etária onde mais gente vai desistir é a faixa etária dos 15 aos 24 anos. Podíamos pensar que os mais jovens têm maior apetência para este tipo de recursos digitais, mas não é isso que o nosso estudo revela”, considera a professora da Universidade de Coimbra.  E acrescenta: “Pode ter a ver com a necessidade de contacto com a comunidade física. Passaram grande parte do confinamento em ensino à distância, na prática espiritual ou religiosos pretendem regresso à vivência física”.

A importância da missa no confinamento

O estudo, desenvolvido por Clara Almeida Santos e Margarida Franca, investigadora do Instituto Politécnico de Leiria, mostrou ainda que, nos dois confinamentos, 70% dos inquiridos assistiu telematicamente à missa uma ou mais vezes por semana. Mais de 50% revelou ter assistido com familiares ou outras pessoas, o que “demonstra que o sentido comunitário se manteve”. A plataforma mais utilizada foi o Youtube (49,5%), seguida da televisão, do Facebook e do Zoom ou congénere. Nos inquiridos com mais de 45 anos, a televisão foi o meio mais referido.

Com o regresso aos encontros presenciais, o número de pessoas a participar na missa online diminuiu, mas continua a ser relevante em algumas comunidades, diz Margarida Franca. “Dou-lhe um caso de Coimbra. Se antigamente havia cerca de 200 pessoas a assistir à eucaristia via zoom, agora há cerca de 70”, diz, acrescentando que estamos perante um “regime misto”. “Continua a haver um número elevado de pessoas online. A situação pandémica não está resolvida e algumas pessoas estão, de alguma maneira, ainda confinadas por uma situação específica familiar. Há também quem possa ter-se habituado a esta forma de estar.”

Cansados de ecrãs, sem perder o sentido comunitário

Tal como noutras áreas, também na prática religiosa houve “cansaço pandémico”, sobretudo no segundo confinamento, diz a investigadora. A assiduidade nas celebrações online, entre os elementos do grupo que participava mais de uma vez por semana, diminuiu 5%. O número de pessoas sozinhas aumentou 15%, do primeiro para o segundo confinamento.

Durante a pandemia, os católicos inquiridos revelaram que a pertença a uma comunidade se manteve, apesar da distância física: no segundo confinamento, 35% das pessoas recorreu a conteúdos disponibilizados pela paróquia ou comunidade e 16% acedeu a esses recursos através da paróquia/comunidade e de pessoas conhecidas.

De acordo com as autoras do estudo, ao longo da pandemia, “as paróquias têm-se adaptado às transformações motivadas pela pandemia, tornando-se na principal fonte a que os fiéis recorrem em busca de conteúdos digitais”.

A pesquisa conclui ainda que “a pandemia não apanhou a Igreja Católica desprevenida a nível da disponibilização deste tipo de recursos”. “Pessoas que não utilizavam meios digitais para complementar ou até, durante a pandemia, substituir algumas práticas religiosas, descobriram estas ferramentas, mas já havia uma percentagem grande de inquiridos que revelava usar estes recursos”, frisa Clara Almeida Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sandra Santos
    21 dez, 2021 Loures 23:42
    Onde podemos encontrar o estudo na íntegra?

Destaques V+