Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aniversário

Francisco, o Papa da "proximidade atenta", completa 85 anos

17 dez, 2021 - 00:38 • Henrique Cunha com Ecclesia

"Não é apenas uma proximidade de quem quer estar próximo, mas uma proximidade de quem está atento à realidade, atento ao outro e quer escutar o outro”, sublinha o padre Sérgio Leal, autor do livro "O Caminho Sinodal com o Papa Francisco".

A+ / A-

O Papa Francisco completa 85 anos esta sexta-feira, depois de um ano particularmente exigente, marcado por um internamento de 10 dias num hospital em Roma para uma cirurgia intestinal, por três visitas pastorais e um Sínodo subordinado à comunhão, à participação e à missão.

Em declarações à Renascença, o padre Sérgio Leal, sacerdote da Diocese do Porto e autor do livro "O Caminho Sinodal com o Papa Francisco", destaca “a proximidade atenta” do Papa. “Não é apenas uma proximidade de quem quer estar próximo, mas uma proximidade de quem está atento à realidade, atento ao outro e quer escutar o outro”, detalha o sacerdote.

Recordando o “contacto mais próximo” que teve com Francisco, o padre Sérgio Leal lembra como “o Papa não se limitava a intervir para dizer aquilo que entendia ser o processo sinodal ou aquilo que entendia ser a sua opinião sobre aquilo que estava a acontecer. O Papa tinha o cuidado de escrever, de redigir aquilo que iam dizendo”, levando-o, não apenas a moldar a sua proposta, mas, também, a procurar “dar resposta, não ficar pela escuta e pela atenção ao outro”, mas dando uma “resposta concreta às necessidades que ele vai verificando”.

Por outro lado, o padre Sérgio Leal sublinha a vontade do Papa de tornar a “estrutura pesada” da Igreja “menos burocrática e mais sinodal”.

“Creio que até este caminho que ele propõe à Igreja, de caminho sinodal, é, precisamente, para potenciar a diversidade de dons, ministérios e carismas na Igreja e que sejam para ele, também, um apoio nesta missão de presidir à Igreja como pastor universal e de procurar, com a Igreja, realizar aquilo que o Senhor lhe pede aqui e agora”, conclui.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, a 17 de dezembro de 1936. Filho de emigrantes italianos, trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus, licenciando-se em Filosofia e Teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969 e foi responsável pela formação dos novos jesuítas e depois provincial dos religiosos na Argentina (1973-1979).

O Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e foi ordenado bispo a 27 de junho desse ano, assumindo a liderança da diocese a 28 de fevereiro de 1998, após a morte do cardeal Antonio Quarracino.

Bergoglio foi eleito sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do agora Papa emérito, assumindo o nome de Francisco, sendo o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e, também, o primeiro Papa vindo da América do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+