Tempo
|
A+ / A-

Natal. Santuário de Fátima destina ofertórios das missas às "Criaditas dos Pobres"

14 dez, 2021 - 12:31 • Lusa

Destaques do programa de celebrações vão para as missas de dia 24, às 23h00, de dia 25, às 11h00, bem como de dia 26, também às 11h00, todas na Basílica da Santíssima Trindade.

A+ / A-

A congregação "As Criaditas dos Pobres", criada em Coimbra em 1924, vai ser a destinatária das receitas dos peditórios das missas da quadra do Natal e Ano Novo no Santuário de Fátima.

"As Criaditas dos Pobres" têm como carisma o serviço aos mais pobres, tendo, no seu início, fundado um jardim de infância destinado a acolher as crianças desfavorecidas que não tinham onde ficar, para as mães poderem trabalhar.

"Criada também pelas Criaditas em 1933, foi a Cozinha Económica, que funciona até hoje, e que continua a servir os mais desfavorecidos com refeições completas, por um preço simbólico. Neste momento são servidas anualmente mais de 100 mil refeições. Atualmente esta obra social conta com 22 irmãs", refere o Santuário de Fátima.

Segundo o Santuário, os destaques do programa de celebrações naquele período vão para as missas de dia 24, às 23h00, de dia 25, às 11h00, bem como de dia 26, também às 11h00, todas na Basílica da Santíssima Trindade.

No dia 31 de dezembro, haverá missa de Ação de Graças, na Basílica da Santíssima Trindade pelas 22h00, seguindo-se a oração do terço na Capelinha das Aparições. Pelas 00h00, haverá um gesto pela paz e o toque do carrilhão, sendo os peregrinos convidados a fazer a consagração do novo ano.

No dia 1 de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, será celebrada a habitual missa pelas 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade, onde também será celebrada missa às 15h00, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, seguida de Procissão Eucarística.

O Santuário de Fátima sublinha que, "à semelhança do que aconteceu em 2020, a osculação do Menino, é substituída por um gesto com uma vénia devido à situação de pandemia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+