Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agrava-se a situação no Mali. Terroristas estão a usar a fome como arma

09 dez, 2021 - 09:56 • Olímpia Mairos

O número de deslocados e refugiados tem vindo a aumentar constantemente e a comunidade cristã enfrenta grandes dificuldades.

A+ / A-

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre dá conta de um agravar da situação no Mali, com o alastrar da violência terrorista, que está a afetar todas as comunidades, sobretudo as que vivem da agricultura.

“Grupos jihadistas, muito ativos na região, estão a queimar campos de arroz e a impedir os camponeses de realizarem o seu trabalho, atacando-os, o que está a provocar uma alta generalizada do custo dos alimentos”, indica a AIS.

A fundação pontifícia alerta que a fome está a ser usada como arma, e o objetivo - diz - “é levar as populações a abandonar a região ou, em alternativa, a fazê-las integrar, de alguma forma, as fileiras terroristas”.

“Todos os que se recusam a obedecer às ordens dos grupos jihadistas ficam com os seus campos queimados e arriscam mesmo a morte. A situação é particularmente instável na região de Ségou, no centro do Mali, onde se têm registado combates entre, por um lado, a milícia comunitária local e o grupo de autodefesa dos caçadores de Donso, e, por outro, os jihadistas invasores”, assinala a AIS em comunicado.

De acordo com o organismo da Igreja, a pequena comunidade cristã enfrenta grandes dificuldades e debate-se com uma situação particularmente difícil.

“Há aldeias onde é impossível ir celebrar a Missa. Os fiéis têm de ter muito cuidado com a forma como praticam a sua fé. Mesmo quando não são alvo direto de ataques, é intensa a violência verbal contra eles durante as pregações de alguns imãs que partilham a ideologia jihadista. E também há ameaças pessoais frequentes, por exemplo através de chamadas telefónicas anónimas ameaçadoras. Tudo isto está a criar uma psicose dentro das comunidades cristãs”, descreve a fundação pontifícia.

Segundo os últimos dados das Nações Unidas, referentes ao mês de setembro, o número de deslocados internos já ultrapassou os 400 mil no Mali. Na região está particularmente ativo o grupo jihadista Katiba Macina, ligado a organizações extremistas como a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQIM), e atua essencialmente no centro do Mali.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+