Tempo
|
A+ / A-

Imaculada Conceição

Papa pede à Virgem que “desfaça o coração de pedra dos que levantam muros”

08 dez, 2021 - 11:22 • Ecclesia

Este ano, a cerimónia de homenagem à Imaculada Conceição decorreu de modo privado por causa da pandemia.

A+ / A-

O Papa cumpriu nesta quarta-feira, na Praça de Espanha, em Roma, a tradicional homenagem à Imaculada Conceição, rezando pelas vítimas das guerras, da crise climática e pelos doentes.

“O Papa depositou um cesto de rosas brancas na base da coluna, no cimo da qual se encontra a imagem de Nossa Senhora, pedindo-lhe o milagre da cura para os muitos doentes, para os povos que sofrem duramente com as guerras e a crise climática”, informa o Vaticano, em comunicado enviado aos jornalistas.

A cerimónia deste ano aconteceu pelas 6h15 (menos uma em Lisboa), tal como em 2020, mas de forma privada, por causa da pandemia.

Neste ato de veneração, que aconteceu anualmente na solenidade da Imaculada Conceição, Francisco rezou ainda para que a Virgem Maria “desfaça o coração de pedra daqueles que levantam muros para afastar de si a dor dos outros”.

Após a cerimónia, o Papa deslocou-se à Basílica de Santa Maria Maior, onde “continuou a sua oração diante do ícone de Maria ‘Salus Populi Romani’”.

A deslocação à Praça de Espanha é uma tradição com décadas, levando os Papas junto à imagem de Nossa Senhora, colocada no alto de uma antiga coluna romana, na qual é colocada uma grinalda de flores.

O monumento foi criado pelo arquiteto Luigi Poletti e pelo escultor Giuseppe Obici, em homenagem ao dogma da Imaculada Conceição, proclamado pelo Papa Pio IX em 1854.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 dez, 2021 Lisboa 15:36
    Vossa Eminência que peça antes à Virgem, que os problemas existentes nos Países deles, sejam resolvidos, de modo que que eles não queiram vir em hordas a correr para o Estado social Europeu. É que se a moda pega, aí são os Europeus que começam a ser estrangeiros na sua terra. Que o digam os alemães que receberam um milhão de "refugiados", e nos sítios onde de repente havia mais migrantes que alemães, os migrantes tentaram impor os seus usos e costumes principalmente às mulheres alemãs, e causaram problemas até serem redistribuídos.

Destaques V+