Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

sucessão na arquidiocese de braga

D. Jorge Ortiga encara nomeação de D. José Cordeiro com “muita esperança e expectativa”

03 dez, 2021 - 12:00 • Isabel Pacheco

O, até agora, bispo de Bragança-Miranda é arcebispo eleito de Braga. D. José Cordeiro foi nomeado, esta sexta feira, pelo Papa para suceder a D. Jorge Ortiga, há mais de duas décadas à frente da arquidiocese minhota.

A+ / A-

D. Jorge Ortiga está confiante que a nomeação de D. José Cordeiro como arcebispo de Braga vai trazer outro estímulo à Arquidiocese e diz ter recebido a notícia da nomeação do seu sucessor com muita “esperança” e “expetativa”.

“Atendendo às qualidades e às capacidades de D. José Cordeiro, é de prever que traga uma outra novidade e um outro estímulo. Não digo que a diocese estivesse cansada, mas encontro-me à frente à diocese há muitos anos”, diz D. Jorge à Renascença.

“Temos, evidentemente, insistindo muito na novidade e na criatividade na adaptação aos novos tempos com uma pastoral mais interventiva, mais presente, mas é sempre difícil”, diz o arcebispo, apontando a nomeação do bispo de Bragança-Miranda para a arquidiocese minhota como um momento de “grande esperança”.

Convicto de que D. José Cordeiro será bem acolhido pelos sacerdotes e pelas comunidades da diocese, D. Jorge pede que todos ajudem o arcebispo eleito na caminhada na construção de uma Igreja Sinodal: “Apelo que acolham com alegria D. José Cordeiro para que não o deixem sozinho, mas para que caminhem com ele nesta igreja sinodal, uma igreja de renovação à procura de respostas novas, fiel à tradição de Braga que não podemos esquecer e que ele virá enriquecer com o seu conhecimento e saber."

D. Jorge Ortiga é arcebispo de Braga desde 1999. Apresentou a renúncia há dois anos, após completar 75 anos de idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adélio Pequenino
    03 dez, 2021 terras da verrnária 18:38
    Exorto todos os católicos da arquidiocese de Braga, que o são a sério, que ergam os mãos e as vistas em direção ao céu e peçam ao Deus Altíssimo para que ele faça descer o Divino Espirito Santo sobre o Novo Arcebispo de Braga e lhe dê a AUTORIDADE que deu a JESUS CRISTO para renovar a arquidiocese de Braga. Boa noite, e um bom fim de semana e um Santo Domingo.

Destaques V+