Tempo
|
A+ / A-

Viagem ao Chipre e Grécia

Visita do Papa aos refugiados é “instrumento para aproximar” católicos e ortodoxos

02 dez, 2021 - 06:36 • Cristina Nascimento

Francisco começa nesta quinta-feira a sua 35.ª viagem apostólica com destino ao Chipre e à Grécia. Alta figura da Igreja Ortodoxa a viver em Portugal aplaude iniciativa do Papa.

A+ / A-

Começa nesta quinta-feira a 35.ª viagem apostólica do Papa Francisco, que viaja até ao Chipre e à Grécia. De 2 a 4 de dezembro, o Papa estará em Nicósia, capital cipriota, seguindo depois para Atenas.

Na Grécia, vai também à ilha de Lesbos, ao novo campo de refugiados – o ponto alto de uma visita considerada importante ao nível do diálogo ecuménico e da aproximação das Igrejas Católica e Ortodoxa.

“Estamos todos na luta pela mesma coisa: ajudar os refugiados, a maioria vindos da Síria, alguns do Líbano. Isso é um instrumento para aproximar as Igrejas, porque não só temos de rezar juntos, mas também temos de trabalhar juntos; temos de mostrar aos nossos fiéis que somos civilizados e que nos amamos”, diz o vigário geral para Portugal e Galiza do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla da Igreja Ortodoxa.

Nestas declarações à Renascença, o arquimandrita Philip Jagnisz recorda o caminho já feito por João Paulo II e Bento XVI e diz acreditar num caminho de união das duas Igrejas.

“Temos mais em comum do que o que nos divide. Não sei se no meu tempo de vida vamos ser uma Igreja única, mas acredito que estamos finalmente nesse caminho”, remata, mostrando esperança.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+