Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia

Médicos católicos agradecem veto, porque não são “agentes da morte”

30 nov, 2021 - 12:14 • Ângela Roque

A associação afirma que o veto confirma as críticas que fez na altura da aprovação da lei e critica os deputados por se recusarem a ouvir os especialistas.

A+ / A-

A Associação de Médicos Católicos Portugueses congratula-se com o veto presidencial à Lei da Eutanásia, lembrando que os médicos “não são agentes da morte”.

José Diogo Ferreira Martins, que preside à associação, agradece a Marcelo Rebelo de Sousa a interpretação que fez de um diploma que o parlamento aprovou à pressa, antes de ser dissolvido.

“O senhor Presidente, com o seu conhecimento jurídico e o se olhar profundamente humano foi capaz de reconhecer que esta lei estava enferma de potenciais inconstitucionalidades, ou pelo menos de perplexidades”, afirma.

A associação considera que o veto confirma as críticas que foram feitas à proposta de lei na altura em que foi votada no Parlamento. “Foi uma lei, como dissemos na altura, feita à 25.ª hora pelos seus proponentes, considerando que queriam aproveitar uma distribuição parlamentar favorável de um parlamento que já estava praticamente a chegar ao fim.”

“Vamos neste momento enquanto médicos voltar a olhar para os mais frágeis e que mais precisam dos nossos cuidados, que são os doentes em fim de vida”, conclui José Diogo Ferreira Martins.

A associação reafirma a sua “defesa intransigente da vida humana, em todas as circunstâncias”, e lamenta que em matéria de eutanásia os deputados – sobretudo desde 2015 – tenham deixado “propositadamente” de ouvir os protestos da sociedade civil, e não tenham tido em conta os pareceres do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, da Ordem dos Médicos e de outros profissionais de saúde, nem as declarações conjuntas emitidas pelas várias confissões religiosas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+