Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano. Conheça o calendário das celebrações de Natal do Papa

29 nov, 2021 - 13:20 • Ecclesia

Homenagem à Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, será um “ato privado” por causa da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

A Santa Sé divulgou, nesta segunda-feira, os horários das celebrações litúrgicas do Papa Francisco para a quadra natalícia e a festa da Imaculada Conceição.

“Para evitar multidões e o consequente risco de contágio da Covid-19”, em vez da habitual homenagem pública à Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, centro de Roma, no dia 8 de dezembro, o Papa Francisco “fará um ato privado de devoção, rezando a Nossa Senhora para proteger os romanos, a cidade em que vivem e os doentes que precisam de sua proteção materna em todo o mundo”, lê-se no portal de notícias do Vaticano.

O tempo do Natal é marcado por “numerosas” celebrações presididas pelo Papa Francisco e acompanhadas pelo mundo inteiro.

No dia 24 de dezembro, às 19h30 (hora local), o Papa preside a missa da noite de Natal na Basílica de São Pedro e, no dia seguinte, ao meio-dia, a tradicional bênção “Urbi et Orbi”.

Na sexta-feira, dia 31, o Papa Francisco vai estar na Basílica de São Pedro às 17h00, para presidir as primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e recitar o “Te Deum” em ação de graças pelo ano decorrido.

A Basílica de São Pedro também acolhe as celebrações nos dias 1 e 6 de janeiro.

No primeiro dia do novo ano, Solenidade da Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus e 55.º Dia Mundial da Paz, o Papa preside, às 10h00, à eucaristia, assim como a 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, também às 10h00 locais.

No dia 9 de janeiro, domingo após a Epifania, celebra-se a Festa do Batismo do Senhor, às 9h30, na Capela Sistina, onde o Papa Francisco preside à eucaristia e ao batismo de algumas crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+