Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reitor de Fátima confia na vacinação para "progressiva recuperação da normalidade"

27 nov, 2021 - 17:22

O reitor do Santuário de Fátima confia que "a vacinação e os cuidados redobrados" que estão a ser pedidos permitirão, em breve, "uma progressiva retoma de atividade que se aproxime de uma presença habitual de peregrinos" pré-pandemia.

A+ / A-

O reitor do Santuário de Fátima confia que "a vacinação e os cuidados redobrados" que estão a ser pedidos permitirão, em breve, "uma progressiva retoma de atividade que se aproxime de uma presença habitual de peregrinos" pré-pandemia.

"Todos temos clara consciência dos tempos difíceis que atravessamos, mas todos temos também esperança no futuro", disse hoje Carlos Cabecinhas, reconhecendo que "o ano pastoral que agora termina ficou profundamente marcado por confinamentos e por muitos constrangimentos à mobilidade das pessoas", o que "limitou muito a vinda de peregrinos ao Santuário".

Na sessão de abertura do novo ano pastoral do Santuário de Fátima, que terá como tema "Levanta-te! És testemunha do que viste!", Carlos Cabecinhas sublinhou o sentimento de confiança "na progressiva recuperação da normalidade possível".

"Ao longo destes dois anos de pandemia, experimentámos novas formas de chegar aos peregrinos, que desejamos manter e potenciar. Procuramos também novas respostas para as necessidades que a pandemia veio pôr a descoberto: é nesse contexto que deve ser entendida a criação de um centro de escuta -- era já uma necessidade sentida, mas que a pandemia veio tornar ainda mais urgente", disse o reitor, acrescentando que o novo ano pastoral se insere no triénio 2020-2023, que "tem como horizonte a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em agosto de 2023".

"Configurar o estilo, as propostas pastorais e as estruturas do Santuário como lugar de acolhimento dos peregrinos em situação de fragilidade ou sofrimento; desenvolver dinamismos pastorais que potenciem o Santuário como lugar de experiência de Deus; e desenvolver processos de integração e participação dos jovens na vida e na missão do Santuário" são alguns dos objetivos para o novo ano pastoral que hoje se iniciou.

O ano ficará ainda marcado pelas comemorações do centenário do jornal Voz da Fátima, que se prolongam até outubro de 2022.

Hoje, no recinto de oração foi inaugurada uma exposição de primeiras páginas do jornal, depois de, em 13 de outubro, ter sido distribuída uma reprodução da primeira edição daquele órgão de informação.

"Em abril de 2022, o encontro "O Mundo visto de Fátima -- Jornadas de Comunicação no contexto do centenário do Jornal Voz da Fátima", reunirá especialistas em várias áreas e responsáveis da imprensa de inspiração cristã, que refletirão sobre o papel do jornalismo católico na construção do Portugal moderno", disse o reitor, acrescentando que, em junho, a edição "será inteiramente dedicada aos mais novos, que sempre tiveram uma presença efetiva no jornal com a rubrica "Fátima dos pequeninos". .

Esta edição "terá a particularidade de ser escrita, editada e publicada por crianças de escolas públicas e escolas católicas de todo o país", acrescentou.

A encerrar o centenário, será editada uma publicação científica sobre o jornal, "com o contributo de investigadores de diferentes universidades portuguesas, que terá a coordenação do diretor do Departamento de Estudos do Santuário, serviço que contribuirá também com alguns textos produzidos pelos seus investigadores", informou Carlos Cabecinhas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+