Tempo
|
A+ / A-

Santuário de Fátima. Novo ano pastoral arranca este sábado

26 nov, 2021 - 20:10 • Teresa Paula Costa

“Levanta-te! És testemunha do que viste” é o tema do próximo ano pastoral que começa a 27 de novembro. Jornada de abertura inclui inauguração da exposição comemorativa do centenário do jornal Voz da Fátima: “Mural Voz da Fátima: Primeiras Páginas".

A+ / A-

O Santuário de Fátima realiza neste sábado, 27 de novembro, a jornada de abertura do novo ano pastoral. A sessão inicia-se às 15h00, no Recinto de Oração, com a inauguração da exposição comemorativa do centenário do jornal Voz da Fátima "Mural Voz da Fátima: Primeiras Páginas".

Às 15h30, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, terá lugar a abertura da sessão de apresentação do novo ano pastoral pelo padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, seguindo-se a apresentação do tema do ano pastoral que será feita por Cátia Tuna, historiadora e teóloga.

Depois de um apontamento musical com o Coro do Santuário de Fátima, a sessão encerra com uma intervenção do bispo da diocese de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto.

Tema convida a um encontro interior com Cristo

O novo ano pastoral é o segundo do triénio 2020-2023, que tem como tema genérico, Como Maria, portadores da alegria e do amor.

O tema deste ano foi construído a partir de um versículo dos Atos dos Apóstolos «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!» (cf. At 26,16), na certeza de que o encontro com o Ressuscitado transforma interiormente o coração.

Deste modo, todas as iniciativas preparadas para este ano pastoral convidam a este encontro transformador, experimentado pelos pastorinhos e que todos os peregrinos são, agora, convidados a experimentar na Cova da Iria, em ordem a uma vivência posterior no quotidiano das suas vidas.

Assim, o tema convida a sublinhar a anterioridade da dimensão mística da existência cristã como condição para um testemunho de vida enraizado na experiência interior da união com Cristo.

Em termos de eventos previstos para este ano, destacam-se cinco Encontros na Basílica ao domingo à tarde, de janeiro a novembro, com um apontamento musical, retiros e momentos de aprofundamento da espiritualidade de Fátima, promovidos pela Escola do Santuário e também as atividades do Departamento de Estudo de onde sobressai a realização do Curso de Verão. O curso da mensagem de Fátima também regressará no final do ano e, do ponto de vista cultural, realizar-se-ão vários eventos para assinalar a vivência dos diferentes tempos litúrgicos.

A sessão pastoral da jornada de abertura é transmitida em direto no site oficial, no canal de youtube e na página do facebook do Santuário, a partir das 15h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    27 nov, 2021 Tojal 09:55
    Que em Fátima se reze: "Coração amorosíssimo de Jesus, pelo vosso sofrimento de cruz, nesta hora de escuridão, sede a luz para a humanidade."

Destaques V+