Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano

Papa autoriza publicação de nove decretos pela Congregação para as Causas dos Santos

26 nov, 2021 - 01:17 • Ecclesia

Promulgação de Francisco foi assinada esta quinta-feira, após a audiência ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal Marcello Semeraro.

A+ / A-

O Papa Francisco autorizou esta quinta-feira a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar nove novos decretos, nomeadamente dois milagres, cinco mártires e seis virtudes heroicas, onde existem mortes “por ódio à fé”.

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, após a audiência do Papa ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, informa que Francisco autorizou a promulgação de vários decretos, como o “milagre atribuído à intercessão do beato Tito Brandsma”.

O sacerdote da Ordem dos Carmelitas nasceu a 23 de fevereiro de 1881, em Bolsward (Holanda), e foi “morto por ódio à fé”, no campo de concentração nazi de Dachau (Alemanha), a 26 de julho de 1942.

Foi também reconhecido o milagre atribuído à intercessão da Bem-aventurada Maria de Jesus (1852-1923, Itália), fundadora da Congregação das Irmãs Capuchinhas da Imaculada Conceição de Lourdes.

E o “martírio” dos servos de Deus Enrique Planchat, sacerdote do Instituto dos Religiosos de São Vicente de Paulo, Ladislaus Radigue e três companheiros, da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, assassinados “por ódio à fé”, em 26 de maio de 1871, durante a insurreição da Comuna de Paris.

Foram também reconhecidas as virtudes heroicas de quatro servos de Deus italianos – um bispo, padres e duas religiosas – um espanhol, o padre Giovanni di Gesù Maria, dos Carmelitas Descalços, e de Odette Vidal Cardoso, leiga brasileira.

O portal ‘Vatican News’ destaca que durante os 49 dias de doença, Odette Vidal Cardoso mostrou “uma fortaleza fora do comum”, nunca se queixou e suportou o sofrimento “com serenidade e paciência”, queria receber diariamente a Comunhão e, nos últimos dias, recebeu os Sacramentos da Confirmação (Crisma) e a Unção dos Enfermos.

A Congregação das Causas dos Santos publicou informações bibliográficas sobre cada um no seu sítio online.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+